mulher negra empreendedora ao lado de um homem branco empreendedor ambos com os braços cruzados - Assaí Atacadista - parcerias locais
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Parcerias locais: impulsione seu negócio durante o São João!

Faça seu negócio crescer e prosperar economizando tempo e dinheiro ao contar com a ajuda de parcerias locais com outros empreendedores!

 

Já observou como o mercado brasileiro é competitivo?

Só no ano de 2024, 18 mil empresas foram abertas no país por minuto! 

 

Entretanto, o grande volume da concorrência, consumidores cada vez mais exigentes e instabilidades impactam os negócios, de forma que, a cada 10 lojas abertas, 6 fecham as portas antes de completarem 5 anos. 

 

Sabendo dessa estatística, donos de micro e pequenos negócios precisam agir estrategicamente para acompanhar o “jogo”, ultrapassar os desafios e crescer.

Uma estratégia poderosa para impulsionar os negócios, principalmente durante o São João, são as parcerias locais!

Afinal, unindo forças com outros empreendedores, você amplia seu alcance, fortalece a comunidade e oferece experiências memoráveis aos clientes.

 

Banner com fundo verde e embalagens da linha Quero - BR SPICES - Fornecedores do Assaí Atacadista.jpg

 

Pensando em ajudar empreendedores e interessados nessa missão, preparamos uma matéria cheia de dicas sobre o assunto. Dê uma olhada: 

  • • O poder das parcerias locais e das ações coletivas

  • • Como encontrar o parceiro ideal?

  • • Ações colaborativas

  • • Divulgação e mensuração dos resultados

  • • Arraiá Assaí: abasteça o seu negócio pagando barato!

 

Leia até o final para não perder recomendações de matérias complementares e mais.

banner com ícone vetorial de sacola de compras de papel com itens dentro, falando sobre capacitação para empreendedores - Assaí Atacadista - parcerias locais

 

O poder das parcerias locais e das ações coletivas

“Individualmente, somos apenas uma gota. Juntos, somos um oceano.”
Ryunosuke Satoro, autor japonês.

 

A chave para alavancar seu negócio no São João pode estar nas parcerias locais!

O motivo é que outras micro e pequenas empresas também querem prosperar e conquistar novos clientes nesse período de movimento da economia. 

 

Sendo assim, criar uma aliança com outro negócio pode ser uma ideia brilhante. 

E o melhor é que os benefícios são mútuos, então todos saem ganhando!

Confira alguns deles a seguir:

  • • Visibilidade do produto/serviço/marca

  • • Reconhecimento da qualidade e competência do produto/serviço

  • • Alcance de público impulsionado

  • • Economia de tempo e dinheiro

  • • Acesso a novos recursos e possibilidades

  • • Credibilidade no mercado

  • • Estímulo à criatividade e inovação

 

Outra vantagem é que as parcerias locais ajudam a construir um senso de comunidade e apoio, então sua jornada como empreendedor não será solitária!

Esses e outros fatores ajudam no crescimento sustentável dos dois comércios. Incrível, né?

 

Leia também: Torne seu hobby um negócio rentável e se divirta empreendendo.

 

Como encontrar o parceiro ideal?

Essa talvez seja a pergunta que está na sua mente desde o início da matéria. 

A resposta é simples: pesquisando e conversando!

 

Para identificar o parceiro certo, você precisará procurar por negócios que ofereçam produtos/serviços complementares ao seu. Por exemplo: 

  • Restaurante e loja de bebidas: oferecer menus harmonizados

  • Loja de roupas e salão de beleza: promover um dia de transformação junina

  • Padaria e floricultura: criar cestas temáticas para o São João

 

Aliar-se a comércios concorrentes pode ser muito arriscado e acabar como um “tiro no pé”, então evite. 

Existem vários lugares para encontrar esses negócios complementares, como a internet, eventos de empreendedorismo ou até mesmo pessoalmente, afinal, uma visita e um café podem tornar o processo mais natural. 

 

Buscando na internet e nas redes sociais, por exemplo, acaba sendo bem prático, já que você pode encontrar centenas de negócios com facilidade, onde e quando quiser. 

 

Atenção: a reputação da empresa é fundamental para estabelecer um vínculo de confiança, então verifique o Reclame Aqui, feedback dos clientes, funcionários, etc.
Não vale a pena estabelecer uma parceria se ela manchar a imagem do seu negócio no mercado.

 

Mas, para esse tipo de abordagem ser efetiva, é preciso caprichar na abordagem, ou “pitch de vendas”, como falam no mundo corporativo

Essa abordagem precisa apresentar um texto objetivo, respeitoso, amigável e, claro, convincente, explicando os motivos pelos quais essa parceria pode ser um sucesso para os dois.

Depois, agende uma conversa e envie uma proposta personalizada para entender se as metas, os objetivos e as expectativas estão alinhados.

 

Ações colaborativas

homem negro e mulher asiática em um escritório trabalhando - Assaí Atacadista - parcerias locais

A colaboração e a confiança precisam andar juntas para as parcerias locais funcionarem!

Isso significa que a equipe de ambos precisará pensar em ações estratégicas que combinem o melhor dos dois comércios, para surpreender os consumidores. 

Veja algumas ideias de ações que podem acontecer na época do São João:

 

Feira de São João: organizar um evento com diversos produtos e serviços, como comidas típicas, apresentações culturais e brincadeiras tradicionais.
 

Descontos cruzados: ofereça descontos para os clientes que comprarem no negócio parceiro (é necessário validar apresentando um comprovante da compra).
 

Sorteios em conjunto: realizar sorteios de cestas juninas ou experiências a cada determinado número de compras em ambos os negócios. Dessa maneira, os consumidores têm um incentivo para se tornarem clientes.

 

As possibilidades de ações são muito variadas, e, como diz o ditado popular, “duas cabeças pensam melhor do que uma”, portanto, usem a criatividade conjunta para estruturar uma ação de vendas e marketing de sucesso. 

 

Divulgação e mensuração dos resultados

Falando em marketing, a divulgação da ação colaborativa precisa estar na internet! 

Então, planejem postagens exclusivas falando sobre o assunto para divulgar nas redes sociais dos dois comércios.

Ter um banner no site também é uma excelente forma de comunicar essa novidade. 

 

Programar mensagens por meio do WhatsApp ou e-mails são outras maneiras viáveis de divulgar a ação, dependendo das preferências do público. 

 

Após cada ação, recolha os dados relacionados a vendas, visitas, seguidores, etc.

Dessa forma, ficará mais fácil comprovar os resultados da parceria. 

Não se esqueça de recolher a opinião dos clientes sobre os produtos/serviços, atendimento, etc. Assim, as duas empresas terão uma visão geral do que pode ser melhorado para as próximas parcerias locais!

 

Esperamos que essas dicas tenham ajudado você a entender um pouco mais sobre o assunto.

Desejamos para o seu negócio um São João lucrativo!

 

Se você gostou desse assunto, indicamos a leitura da matéria abaixo:

Networking para comerciantes: a amizade que faz o seu negócio crescer.

 

Arraiá Assaí: abasteça o seu negócio pagando barato!

Para que suas parcerias locais sejam ainda mais lucrativas, conte com o Assaí Atacadista. 

Com uma variedade de produtos típicos do São João a preços acessíveis, o Assaí é o atacarejo ideal para abastecer seu negócio e sua casa.

Aproveite as ofertas e garanta qualidade e economia para encantar seus clientes durante essa e outras festividades! Confira o jornal de ofertas no site: assai.com.br/ofertas.

 

Descubra o endereço, os serviços e o horário de funcionamento da loja do Assaí mais próxima de você clicando AQUI.

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