Tour gastronômico: pratos típicos de Natal e Ano-Novo pelo mundo
12/12/2025 - 11h
Você também pode ouvir esse conteúdo!
Sumário
Dê a volta ao mundo descobrindo os pratos típicos de Natal e Ano-Novo em diferentes países e aprenda sobre outras culturas com o Blog Assaí!
Dezembro é um dos meses mais aguardados do ano para muitas pessoas, não só pelos momentos de confraternização e presentes, mas, principalmente, pelos pratos típicos de Natal e Ano-Novo.
Grande parte das receitas que fazem parte do cardápio das festividades não costuma ser preparada em outras ocasiões; por isso, há uma expectativa pelos quitutes desse período.
Os pratos típicos do Natal e Ano-Novo brasileiro já são conhecidos, afinal, as aves como peru e frango assado, porco (lombo, pernil) e bacalhau são alguns dos pratos principais mais populares, sem falar dos acompanhamentos clássicos, como o arroz à grega, a farofa e o salpicão.
Nas sobremesas, rabanada, panetone, pavê e pudim de leite condensado são as estrelas do cardápio, além de pratos específicos de cada região do país.
Agora, já parou para pensar como é a ceia de outros países? Na matéria de hoje, mataremos sua curiosidade em relação a esse assunto contando um pouco sobre os costumes de fim de ano de 5 países diferentes.
Esperamos que você goste do conteúdo que preparamos e compartilhe com mais pessoas que também se interessam por esse assunto. Aproveite a leitura!
Conheça os pratos típicos de Natal e Ano-Novo de outros países
Sabia que o Natal é celebrado em mais de 160 países? Cada local tem costumes únicos para celebrar a data, seja no contexto religioso ou comercial mesmo, aproveitando o feriado com amigos e familiares.
Já o Ano-Novo é comemorado em praticamente todos os países, mas não necessariamente na virada do dia 31 de dezembro para 1º de janeiro, pois, em algumas culturas, ele acontece em fevereiro, abril e até setembro.
Salve para ler depois: 5 experiências gastronômicas memoráveis para seu estabelecimento.
A seguir, você descobrirá como é o fim de ano de 5 países diferentes, além dos seus pratos típicos de Natal e Ano-Novo. Continue lendo para conferir!
Ceia italiana: massas, peixes e sobremesas icônicas

O país conhecido por suas massas tem um Natal bem tradicional e bem longo, iniciando em 8 de dezembro, no feriado do Dia da Imaculada Conceição.
Na véspera, dia 24/12, várias famílias fazem a Ceia da Vigília, conhecida como “La Vigilia di Natale”, seguindo o costume católico de não comer carne vermelha, substituindo-a por pratos à base de peixe.
Já o cardápio do almoço do dia 25/12 é cheio de variedades, com massas recheadas, carnes e sobremesas famosas, como os panettones e pandoros.
O dia 26/12 também é feriado, pois é celebrado o dia de “Santo Stefano”, e as pessoas aproveitam a ocasião para visitar familiares e amigos. Em algumas regiões da Itália, essa data chega a ser mais importante do que o Natal, já que ocorrem desfiles, missas e festas.
Apesar de o Ano-Novo não ser uma grande festa para muitos italianos, devido ao frio, quando ele acontece, seu cardápio é similar ao dos brasileiros, já que eles também têm o costume de comer lentilha e uvas como um ritual de boa sorte.
Lasanhas, carne de porco, patê e frios também são consumidos durante o Ano-Novo.
Ceia americana: peru, acompanhamentos e tortas festivas

Assim como no Brasil, os pratos típicos de Natal variam conforme o estado e a ascendência das pessoas, já que ele é um país multicultural, abraçando diferentes tradições gastronômicas.
Mas, diferentemente do nosso país, nos EUA, a celebração acontece no almoço do dia 25, não no dia 24. Os pratos mais comuns são peru assado, purê de batatas, presunto e molho de cranberry. A torta de abóbora e os biscoitos decorados são as principais sobremesas.
Duas curiosidades sobre a celebração nos Estados Unidos:
1 - A árvore de Natal costuma ser natural, portanto, a família escolhe a mais bonita para cortar e comprar.
2 - Para manter a “magia” do Natal, vários pais incentivam as crianças a deixar um copo de leite na lareira ou próximo da árvore para o Papai Noel, além de cenouras no quintal para as renas.
No Ano-Novo americano, além da lentilha, os pratos mais populares são:
• Hoppin’ John, uma combinação de feijão-fradinho, arroz e bacon
• Collard Greens, uma couve verde-escura que costuma ser servida com carne de porco e arroz.
As bebidas mais consumidas nesse período são o champanhe e o eggnog.
Ceia portuguesa: bacalhau, azeite e sobremesas clássicas

Como no Brasil, em Portugal, a grande ceia natalina, conhecida como “Consoada”, acontece no dia 24/12. Com um jantar farto, o bacalhau é o protagonista da refeição, servido com acompanhamentos como batatas e couves.
A sobremesa, que é uma sensação tanto no Natal como no Ano-Novo e no Dia de Reis (06/01), é o bolo-rei, um pão doce em forma de coroa “incrustada” que leva frutas secas. Seu nome é uma referência aos três reis magos da Bíblia. A clássica rabanada também aparece nessa ocasião.
No Ano-Novo, a única diferença com o cardápio brasileiro é que as receitas portuguesas incluem mariscos, empadas e frutas como romã.
Ceia japonesa e coreana: japchae, bulgogi, kimchi e tteokguk, etc.

As festas de fim de ano são bem diferentes nos países asiáticos, já que as tradições não são ligadas à religião cristã e, sim, ao apelo comercial e culturas regionais.
O Natal no Japão, por exemplo, é uma data muito forte para os casais e famílias que, quando não comemoram em casa, vão para restaurantes, já que não é um feriado, e passeam pela cidade para ver as decorações natalinas.
Sendo assim, os pratos típicos do Natal japonês são:
• Bolo de merengue e morango
• Frango frito no estilo KFC
• Yuzu, fruta parecida com o limão
• Wagashi, doces artesanais
• Chirashi sushi, um prato colorido com peixe e vegetais
Agora, o Ano-Novo é uma data muito importante para a cultura japonesa, sendo uma das festividades mais esperadas para muitas pessoas.
O Ano-Novo no Japão é comemorado do dia 31 de dezembro a 3 de janeiro, com uma variedade de rituais significativos para atrair boa sorte e prosperidade, como as 108 badaladas dos templos que representam a purificação.
Além disso, nesse período, é muito comum que as pessoas façam orações e desejos, adquirindo amuletos e objetos decorativos para boas energias.
Em relação à culinária, os pratos mais conhecidos no Ano-Novo são:
• Osechi Ryori, prato tradicional do dia 1º de janeiro, que é como uma marmita em uma caixa, com vegetais cozidos, camarão e outros alimentos.
• Toshikoshi soba, macarrão de trigo
• Mochi, doce recheado feito de arroz
Por fim, o Natal na Coreia do Sul é uma mistura da cultura ocidental e oriental, já que as tradições cristãs são seguidas por muitas famílias, enquanto, para outras, o período é ideal para encontros e jantar fora.
Enquanto o tradicional peru e panetone são extremamente raros e caros, no país, os pratos que mais fazem sucesso em casa e nos restaurantes são:
• Japchae, macarrão de batata-doce
• Tteokguk, sopa de massa de arroz
• Bulgogi, carne agridoce
• Kimchi, conserva de vegetais como repolho ou acelga, apimentado
• Bolo de merengue e morango
Sabia que os sul-coreanos comemoram o Ano-Novo duas vezes? O motivo é que, além de seguirem o calendário gregoriano, comemorando a virada de 31 de dezembro para 1º de janeiro, eles também seguem o calendário lunar e, por isso, celebram o “Seollal” entre janeiro e fevereiro.
A ceia de Ano-Novo e Seollal é recheada de pratos diferentes, como:
• Jeon, panqueca com kimchi e frutos do mar
• Galbijjim, costelas de boi, vegetais e nozes
• Yakgwa, biscoito de óleo de gergelim, farinha e mel
• Sujeonggwa, ponche de caqui com especiarias
Viu só quantos pratos e tradições fascinantes? Se quiser variar neste fim de ano, experimente preparar alguma dessas receitas ou adotar um novo ritual. Se você gostou desta matéria, também recomendamos: Kits de ceia para vender no Natal e Ano-Novo: como montar.
Complete sua ceia com os preços baixos do Assaí Atacadista
Não deixe para depois e comece suas compras para a ceia de Natal e Ano-Novo no Assaí!
Aproveite as ofertas com preços baixos, variedade e qualidade para abastecer seu lar com as delícias da estação sem pesar no bolso.
Quer economizar ainda mais e ter benefícios exclusivos? Então peça o Cartão Passaí clicando AQUI. Até a próxima matéria do Blog Assaí!



