Conteúdo principal

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

O uso de ferramentas digitais pode ajudar no atendimento ao cliente, na otimização dos processos e na redução de custos dos negócios de alimentação

A inteligência artificial (IA) tem revolucionado a forma como as empresas atuam, e nos negócios de alimentação não é diferente. A tecnologia é uma aliada na otimização do trabalho – melhora a eficiência operacional e colabora para a tomada de decisões estratégicas –, além de ajudar a atrair e fidelizar clientes, aumentando as vendas.

Para se ter ideia, segundo a pesquisa Panorama Mobile Time, os chamados chatbots (robôs de conversação, em português) fecham vendas em 52% dos casos. Outro dado interessante revelado pelo levantamento é que a maioria das empresas que usam esse tipo de atendimento afirmaram que os robôs geram redução de custos para os negócios e ainda aumentam a satisfação dos clientes.

A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO DIA A DIA DO NEGÓCIO

 

COMO IMPLEMENTAR?

Segundo informações da Exame, atualmente existem mais de 7 mil ferramentas de inteligência artificial e elas são capazes de realizar quase 2 mil tarefas. O relatório do Fórum Econômico Mundial, Future of Jobs 2023, apontou que 75% das empresas já estão utilizando a IA ou pensando em começar a fazer isso em breve. 

Ainda em desenvolvimento, a IA tem desafios importantes, como a privacidade e a segurança dos dados coletados.

Mas o fato é que já existem muitas possibilidades de uso da tecnologia em negócios de alimentação e algumas são de simples implantação – caso dos chatbots. A evolução desses robôs de conversação permite a criação de avatares personalizados e capazes de se comunicar sem que pareça que o cliente está conversando com uma máquina. 

A vantagem é que os robôs podem ser implementados em chats de redes sociais, como Instagram e Facebook, permitindo assim uma aproximação maior com o consumidor.

Outra ferramenta simples de usar e que pode ser uma grande aliada dos negócios de alimentação é o ChatGPT. Basicamente, ele gera textos a partir de solicitações específicas, funcionalidade que pode servir para a criação de conteúdo para redes sociais e sites, por exemplo. 

O ChatGPT é capaz de gerar textos com linguagens diferentes, permitindo uma boa adaptação à forma como o estabelecimento quer se comunicar com o público.

 

COMIDAS DE PRAIA

Já pensou em investir em comidas de praia?
Leia mais +

GESTÃO DE TEMPO E ORGANIZAÇÃO

Entenda como a gestão de tempo faz diferença na sua produtividade!
Leia mais +

PRÊMIO ACADEMIA ASSAÍ 2023 FORTALECE 2.100 NEGÓCIOS

Veja como foi o Prêmio Academia Assaí 2023!
Leia mais +

REAPROVEITAMENTO DE ALIMENTOS

Saiba como o reaproveitamento de alimentos pode impactar positivamente seu negócio!
Leia mais +

CESTAS E KITS DE NATAL EM TODOS OS FORMATOS

Aumente seu faturamento com cestas e kits de Natal!
Leia mais +

MICROPADARIA ARTESANAL REVELA FÓRMULA DO SUCESSO

Conheça o segredo do sucesso de micropadaria artesanal na capital paulista!
Leia mais +

É BOLO DE ROLO!

Vender o tradicional doce pernambucano para os sul-mato-grossenses deu tão certo que Karol e Mayara atendem hoje a 200 clientes por mês
Leia mais +

CONFEITARIA ARTÍSTICA OU ARTE NA CONFEITARIA?

Rendas, flores, pinturas e muito encanto: os bolos de Sandra são exclusivos e podem levar até dez dias para serem produzidos
Leia mais +

MUDANÇA NA NOTA FISCAL - MEI

Veja o que mudou na nota fiscal – MEI e atualize seu negócio!
Leia mais +

BISTRÔ DO ALTO É REFERÊNCIA EM COMIDA DE VALOR

Conheça a história do restaurante Bistrô do Alto, que aposta na sustentabilidade como diferencial!
Leia mais +

CACHORRO-QUENTE NO PALITO!

Já provou cachorro-quente no palito?
Leia mais +

VENDAS POR ENCOMENDA SÃO OPORTUNIDADE DE RENDA EXTRA

Fature no fim do ano com vendas por encomenda!
Leia mais +

Fornecedores do Assaí.

Empresas e indústrias de confiança com produtos de qualidade!