Atendimento ao cliente: 3 técnicas para a Black Friday
25/11/2024 - 08h
Aprenda o que fazer para impressionar no atendimento ao cliente durante a Black Friday!
A Black Friday é um momento desafiador para comerciantes e seus funcionários.
Mesmo que atrair novos clientes e ter um aumento no número de vendas sejam ótimos benefícios, eles só serão alcançados estrategicamente usando todos os recursos disponíveis.
Um dos principais fatores que influenciam a aquisição de novos clientes e vendas é o atendimento.
Com a concorrência e preços praticamente igualados devido às promoções de Black Friday, o atendimento será o ponto focal dos consumidores.
Ou seja, sua decisão de compra poderá ser baseada não só na qualidade do produto/serviço como, também, no atendimento recebido.
No Relatório CX Trends 2023, realizado pela Zendesk, é revelado que 52% dos clientes trocam uma empresa por um concorrente após uma experiência negativa de atendimento.
Seu negócio não precisa passar por isso!
Na matéria de hoje, contaremos 3 técnicas de atendimento ao cliente para reforçar na Black Friday e conquistar a clientela.
Confira um resumo dos tópicos que serão abordados abaixo:
• Atendimento ao cliente é a chave para o sucesso
• Solução de dúvidas e problemas
• Gerenciamento de emoções
• Agilidade e comunicação
• COMEÇOU a melhor semana pra comprar e economizar no Assaí!
Esperamos que você goste da matéria! Boa leitura.
Atendimento ao cliente é a chave para o sucesso
Como visto na introdução, o atendimento pode causar um grande impacto nas vendas de um negócio, tanto negativo quanto positivo.
Um relatório da PWC confirmou isso mostrando que 73% dos clientes dizem que uma boa experiência é o principal fator decisivo para compras.
Sabendo disso, a equipe de atendimento do seu negócio não pode ser negligenciada!
Antes da Black Friday chegar, ofereça um treinamento de capacitação para que todos estejam preparados para lidar com essa data importante.
Quer uma mão para criar ou refinar seu planejamento?
Então leia a matéria: Black Friday: 5 estratégias para pequenos negócios.
Dito isso, continue lendo para descobrir quais são os pontos de atenção no atendimento.
Solução de dúvidas e problemas
A Black Friday pode ser o primeiro contato de um consumidor com o seu negócio.
Então, é possível que ele esteja cheio de dúvidas sobre as formas de pagamento, tempo de entrega, política de devolução, entre outros questionamentos comuns.
Sabendo disso, é preciso disponibilizar todas as informações relevantes nos canais de comunicação da empresa, ou seja, redes sociais, site, WhatsApp.
Caso você possua uma loja física, também é válido preparar um banner ou panfletos respondendo às dúvidas mais frequentes.
Quanto ao atendimento, sua equipe é a primeira que precisa receber esse conhecimento!
Então, antes da Black começar oficialmente, ofereça um treinamento ou um material com essas informações para que todos estejam cientes.
A resolução para os problemas mais comuns também entra nesse processo.
Isso facilitará o atendimento ao cliente tanto online quanto presencial, afinal, a equipe terá mais agilidade na hora de responder a dúvidas e solucionar problemas.
Gerenciamento de emoções
Na Black Friday, os ânimos ficam à flor da pele.
Ansiedade, irritação e impaciência são apenas alguns dos sentimentos que clientes e funcionários sentem durante o dia.
Tudo isso é normal, mas, sem um gerenciamento de emoções, a situação pode sair do controle.
Portanto, prepare sua equipe mentalmente, compartilhando informações sobre exercícios de respiração, meditação e comunicação não violenta.
Oferecer alguma forma de recompensa, como um presente ou um bônus, também pode funcionar como um incentivo.
Com essas ferramentas, eles estarão emocionalmente prontos para enfrentar a agitação da Black Friday da melhor forma, oferecendo um atendimento ao cliente excelente.
Sobre esse assunto, leia também: Experiência do cliente: como pequenas ações geram grande impacto?
Agilidade e comunicação
Por fim, procure otimizar o máximo de processos possíveis!
Aqui estão algumas sugestões do que fazer para garantir a rapidez no atendimento:
• Atualização no sistema de vendas para que ele não trave
• Capacitação da equipe com boas práticas de atendimento
• Leitura de QR Code, pix e aproximação como formas de pagamento
• Sistema de fila expressa para clientes com poucos itens
• Caixa para autoatendimento
Fazendo isso, é possível ter mais agilidade na hora do atendimento, principalmente no caixa.
Em relação à comunicação, oriente bem a equipe para que suas falas sejam educadas e empáticas para o cliente se sentir respeitado e, consequentemente, bem atendido.
Tenha um procedimento para lidar com possíveis conflitos entre clientes e consumidores, evitando que a proporção da situação aumente e afete o fluxo da loja.
Com essas técnicas no seu radar, sua loja terá um atendimento de excelência na Black Friday!
Por falar em atendimento, veja o prêmio que o Assaí ganhou lendo a matéria:
Assaí domina o atendimento e conquista o Prêmio Consumidor Moderno 2024.
COMEÇOU a melhor semana pra comprar e economizar no Assaí!
No Assaí Atacadista, você não precisa esperar até sexta para economizar.
Com a Esquenta Black, você tem acesso a ofertas quentinhas para aproveitar desde já.
Não espere mais! Acesse assai.com.br/ofertas para ver o jornal de ofertas e venha correndo aproveitar!
Gostou desta matéria e quer mais dicas sobre o mundo dos negócios?
Então clique aqui e veja mais conteúdos com essa temática na Área do Empreendedor do Assaí.
Agradecemos por ler até aqui!