Quarto trimestre: 5 dicas para preparar seu negócio e lucrar
19/09/2025 - 11h
Descubra como aproveitar o quarto trimestre para encerrar o ano faturando com as dicas que o Blog Assaí preparou para você!
Sabia que o quarto trimestre do ano é o período mais promissor para o comércio brasileiro? O motivo é que, de outubro a dezembro, acontecem grandes datas comemorativas, como a Black Friday, o Natal e o Ano Novo, além de um dos momentos mais esperados pelos trabalhadores CLT depois das férias, o pagamento do 13º salário.
Tudo isso é benéfico para a economia e os pequenos negócios, portanto, é fundamental estar preparado para aproveitar o momento da melhor forma possível e fechar o ano no azul.
Segundo um estudo do SEBRAE*, 16,5% dos pequenos empresários preveem um aumento de até 20% do faturamento nessa temporada, enquanto 11,5% apostam em um crescimento entre 21% e 50%!
*Pesquisa de 2024 realizada com empreendedores do estado de Minas Gerais.
Quer criar uma boa estratégia para transformar os resultados do seu comércio no quarto trimestre? Então esta é a matéria certa para você, pois falaremos dos seguintes assuntos:
• Entenda o impacto do quarto trimestre no seu comércio
• Planejamento estratégico
• Abastecimento do estoque
• Campanhas eficientes
• Foco no atendimento
• Organização financeira
• Assaí: o ano inteiro com preços baixos para você!
Ficou empolgado para aprender? Leia até o final para não perder nenhuma dica e compartilhe com outros amigos empreendedores!
Entenda o impacto do quarto trimestre no seu comércio
Conforme dito na introdução, os eventos que acontecem no quarto trimestre estimulam o consumo das pessoas, movimentando a economia para diferentes tipos de negócios.
Esse é o momento ideal para recuperar as margens de lucro, aumentar as vendas ou até mesmo tentar superar um ano difícil.
Salve para ler depois: Dicas para aproveitar o 13º nas compras de final de ano.
Com isso em mente, preparamos um pequeno guia estratégico com os principais fatores que precisam de atenção durante a construção do planejamento para o quarto trimestre. Continue lendo para conferir!
Planejamento estratégico
Um bom plano exige clareza sobre o desempenho do seu negócio, portanto, esse é o momento de olhar para os dados relacionados a vendas, marketing e outros aspectos importantes para o seu negócio.
Tendo essas informações, é possível entender como os clientes e consumidores se comportam e quais são os produtos/serviços mais atrativos para eles.
Antecipando as tendências, é possível criar campanhas e promoções coerentes que façam sentido para o público, conversando com as datas comemorativas do quarto trimestre.
Muita atenção ao tempo de divulgação para estimular o desejo dos consumidores a respeito dos eventos do seu negócio sem perder o “timing” das datas mais relevantes para o seu comércio.
Abastecimento do estoque
Como está o controle do estoque do seu negócio?
Durante esse período do ano, é fundamental abastecer o estoque com os produtos mais populares, repondo o que for necessário para estar preparado para uma alta nos pedidos.
Mantenha um bom contato com os fornecedores, negociando prazos e preços para evitar prejuízos ou atrasos nas entregas, comprometendo as vendas.
Se possível, use um sistema de gerenciamento para ter um controle minucioso do estoque, facilitando a visualização dos produtos e a coleta de dados.
Campanhas eficientes
O segredo das campanhas que convertem é a forma de comunicar o valor dos produtos/serviços oferecidos, explicando como eles resolvem os problemas dos consumidores.
Entendendo quais são as principais “dores” do público, é possível criar uma campanha que gere conexão, mostrando para eles como seu negócio ajudará a conquistar o que eles desejam.
Com uma narrativa forte, ficará mais fácil criar textos e artes para divulgação nas redes sociais, anúncios segmentados, banners e outros formatos de materiais digitais ou físicos.
Experimente promoções com combos ou descontos escalonados para tornar o produto/serviço ainda mais atrativo para a clientela.
Foco no atendimento
É muito comum que, no quarto trimestre, o fluxo de clientes visitando a loja/o site aumente, por isso, a equipe de atendimento precisa estar devidamente preparada para recebê-los!
No caso de lojas físicas, avalie os seguintes pontos:
• Treinamento da equipe para aprender a lidar com o maior volumes de pessoas
• Contratação de temporários, especialmente em setores como mercados, farmácias e lojas de cosméticos
Já para as lojas online ou e-commerce, considere:
• Disponibilizar um número do WhatsApp ou endereço de e-mail para resolução de problemas
• Chat bot ou FAQ completo para responder a dúvidas com mais facilidade
• Informações sobre as formas de pagamento
Organização financeira
Por último, mas não menos importante, o caixa também precisa de cuidados especiais, fazendo parte do planejamento de investimentos de marketing e estoque.
Lembre-se de organizar os prazos de pagamento para os funcionários, a fim de manter a equipe motivada e seu negócio protegido de escândalos.
Da mesma forma que o estoque, também vale a pena ter um sistema de controle e gestão das finanças da empresa, simplificando a administração.
Ficou com as expectativas altas para o quarto trimestre? Então coloque a mão na massa e prepare-se para aproveitar todo o potencial dos últimos meses do ano para faturar!
Se essas dicas foram úteis para você, compartilhe com outras pessoas.
Assaí: o ano inteiro com preços baixos para você!
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Obrigado por ler até o fim. Até a próxima matéria do Blog Assaí!