Estratégias simples para reduzir perdas de alimentos na cozinha
26/09/2025 - 06h
Quer evitar as perdas de alimentos em casa e reduzir o desperdício? Então leia esta matéria e aprenda métodos fáceis para abastecer corretamente e aproveitar seus produtos!
Você sabia que, anualmente, o Brasil desperdiça 27 milhões de toneladas de alimentos?
Conforme um levantamento da ONU, cada brasileiro desperdiça 41 kg de comida por ano!
Esses dados são extremamente preocupantes, pois, apesar do país ter saído do mapa da fome em 2025, o IBGE indicou que *27,6% da população sofre com algum grau de insegurança alimentar, ou seja, não possui acesso à quantidade ideal de alimentos para ter qualidade de vida.
Já pensou como o alimento que você joga fora poderia ser muito bem utilizado para sustentar outras pessoas? Mais do que isso, quando você desperdiça alimentos, você também está jogando fora todo o trabalho dos envolvidos na sua produção, bem como recursos naturais preciosos, como água, sementes e combustível para o transporte.
Viu só como uma simples ação tem sérias consequências que prejudicam a sociedade e o meio ambiente? Felizmente, existem maneiras de evitar as perdas de alimentos, praticando a sustentabilidade em casa, e é justamente sobre isso que falaremos hoje!
Dê uma olhada nos principais assuntos desta matéria na lista abaixo:
• Motivos que levam a perdas de alimentos
• Lista de compras realista
• Armazenamento correto
• Data de validade
• Sobraram alimentos, e agora?
• Assaí Atacadista: um aliado do meio ambiente
Esperamos que este conteúdo seja útil para você. Boa leitura!
Texto alternativo: banner com ícone vetorial de uma pessoa clicando no celular e saindo moedas falando sobre o App Meu Assaí - Assaí Atacadista - perdas de alimentos
Motivos que levam a perdas de alimentos
A ONU também mostrou que 60% das perdas de alimentos e desperdícios acontecem no ambiente doméstico, ou seja, dentro dos lares dos brasileiros! Normalmente, eles são causados pelos seguintes fatores:
• Causas relacionadas à baixa renda
• Hábitos culturais de consumo
• Compras por impulso
• Falta de planejamento nas compras
• Compra incorreta ou em excesso
• Presença de crianças na família
Quer se aprofundar nesse assunto? Então clique AQUI e leia o “RELATÓRIO DE PESQUISA | Perdas e Desperdícios de Alimentos: Causas Principais”, realizado pelo Instituto BRF e a Fundação Luiz Egydio Setúbal.
Salve para ler depois: Saiba como evitar e combater o desperdício de alimentos no seu negócio.
Percebeu como a maioria dos motivos está relacionado ao comportamento? Isso significa que esses hábitos negativos podem ser substituídos por hábitos sustentáveis, facilitando seu dia a dia e ainda evitando que mais alimentos sejam perdidos.
Continue lendo para aprender!
Lista de compras realista
Para evitar o excesso de produtos na despensa, especialmente os perecíveis, procure fazer uma lista de compras com base nos produtos que estão faltando.
Criar uma lista realista significa entender se ela faz sentido para a sua rotina, por exemplo, imagine que você terá uma semana corrida e não terá muito tempo para cozinhar. Nesse cenário, sua lista de compras deve ter produtos fáceis de preparar, que não demandem muito tempo e não precisem ficar parados na despensa.
Outro fator importante que deve ser considerado são os produtos que você já tem. Será que eles não são o suficiente para preparar algum tipo de receita? Nesse momento, a Inteligência Artificial é uma ótima ferramenta, pois você pode pedir sugestões de receitas informando quais ingredientes você possui.
Armazenamento correto
Como você tem guardado seus alimentos? O mau armazenamento também pode levar ao desperdício, afinal, se o pacote estiver aberto ou rasgado, ele pode acabar contaminado por insetos ou até mesmo pela sujeira do armário.
Sendo assim, mantenha os pacotes bem fechados com arames ou coloque os alimentos em potes, de preferência, herméticos, já que eles possuem uma tampa que veda bem o produto, conservando suas propriedades.
Deixe os produtos mais antigos na frente, para lembrar de utilizá-los antes dos novos. Além disso, inclua no seu cronograma de limpeza a higienização dos armários pelo menos a cada 15 dias, retirando a poeira e outras sujeiras.
Os alimentos armazenados na geladeira precisam de uma atenção especial, pois legumes e verduras, por exemplo, estragam rapidamente se não estiverem bem guardados e longe da umidade.
Refeições prontas também devem ser sinalizadas para não passarem do prazo de validade. Sobre esse assunto, recomendamos a leitura da matéria: Comida pronta: quanto tempo elas duram na geladeira? Descubra já!
Data de validade
Provavelmente, você já precisou jogar algum produto fora, pois ele ficou guardado por tanto tempo que passou do prazo de validade antes que você conseguisse utilizá-lo.
Esse é um erro muito comum que também pode ser facilmente evitado das seguintes formas:
• Bloco de notas do celular
• Prazo no calendário do Google ou outra ferramenta
• Anotação na geladeira ou na porta da despensa
• Organizando os produtos mais próximos de vencer na frente do armário
O segredo é simplificar a visualização da informação, colocando em lugares em que você vê diariamente sem precisar abrir a despensa e verificar item por item.
Como já recomendamos em um dos tópicos anteriores, na hora de cozinhar, dê prioridade aos produtos que estão próximos da data de vencimento.
Sobraram alimentos, e agora?
Não calculou bem a quantidade e sobraram muitos alimentos? Sem problemas! Você não precisa jogá-los fora se seguir as seguintes dicas:
• Armazene no congelador como marmitas prontas
• Convide amigos ou familiares para almoçar/jantar na sua casa
• Faça pratos e doe para pessoas em situação de rua
Ou você também pode reinventar pratos, fazendo novas refeições! Para saber como, indicamos a leitura da matéria: Reaproveitamento de alimentos.
Viu só como é simples? Você não precisa esperar pelo dia 29 de setembro, o Dia Internacional da Conscientização Sobre Perda e Desperdício de Alimentos. Comece a colocar esses hábitos em prática hoje mesmo e veja o desperdício e as perdas de alimentos reduzirem no seu lar!
Assaí Atacadista: um aliado do meio ambiente
Sabia que o Assaí possui um programa exclusivo para combater o desperdício de alimentos no setor atacadista? O projeto chamado “Destino Certo” existe desde 2013 e vem fazendo a diferença na vida de milhares de brasileiros!
O motivo é que, com essa iniciativa, o Assaí Atacadista consegue doar frutas, legumes e verduras que não estão no padrão de venda, mas que são totalmente adequados ao consumo. Legal, não acha?
Apoie negócios que colaboram para a sociedade e para o meio ambiente! Acesse assai.com.br/nossas-lojas e visite a loja do Assaí mais próxima de você para fazer suas compras economizando e incentivando essas práticas sustentáveis.
Obrigado por ler até o fim! Continue explorando o Blog Assaí para mais dicas para sua casa e seu negócio.