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Tendências e oportunidades no setor de alimentos

O aumento do poder de compra da população, a modificação na estrutura das famílias, a saída da mulher para o mercado de trabalho, o maior acesso à informação, a falta de tempo e até o envelhecimento da população influenciam os negócios. O mercado de alimentação precisa estar muito alinhado com os desejos dos consumidores. Para tanto, diariamente são realizados estudos com o intuito de chegar mais próximo do que pensa e busca a clientela.

O Brasil Food Trends 2020 (BFT) identificou as principais exigências e tendências dos consumidores mundiais de alimentos – levantamento realizado pelo Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital) e pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Confira as principais delas e aproveite em seu negócio!

  • Novos sabores – O consumidor busca pratos novos, ingredientes diferentes e combinações variadas. Vale a pena investir também na harmonização de alimentos e bebidas.
  • Alimentos naturais e saudáveis – Com o consumidor de olho no que faz bem à saúde, é importante oferecer sabor e um cardápio com alimentos light, diet, sem glúten, funcionais, energéticos e orgânicos.
  • Praticidade – Para atender um público que está sempre correndo, é imprescindível oferecer refeições prontas ou semipreparadas, isto é, de fácil preparo, e ainda criar a conveniência das entregas (delivery).
  • Confiabilidade e sustentabilidade – Esses dois quesitos correspondem à transparência com o consumidor no que diz respeito a métodos e processos: controle de origem do produto, menor impacto ambiental, boas práticas de fabricação e controle de riscos de contaminação, selos de origem, valorização de mão de obra, entre outros fatores.

Vale lembrar que o melhor termômetro para seu negócio é estar com olhos e ouvidos bem abertos para seu cliente. Ficar atento a todas as informações, críticas e sugestões que cheguem a você e seus funcionários. Portanto, esteja próximo ao consumidor, seja atencioso e saiba aproveitar as mudanças do mercado para inovar.

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