Oito dicas que vão atrair os ciclistas para o seu negócio
31/07/2015 - 17h
Cada vez mais a bicicleta tem se popularizado como um meio de transporte diário. Para atrair para seu negócio quem anda de bicicleta – para trabalhar ou por esporte – é necessário fazer ajustes para que a empresa se torne um local bike friendly (amigo do ciclista).
“A mobilidade urbana não é uma tendência, é uma realidade. Em vez de ser visto como um obstáculo à geração de negócios, esse novo contexto pode ser entendido como uma oportunidade para as empresas criarem diferenciais competitivos”, explica Rodrigo Hisgail de Almeida, consultor do Sebrae-SP, que lançou uma cartilha com dicas para os empresários que querem atrair os ciclistas para o seu estabelecimento.
Confira as principais orientações da publicação do Sebrae:
- Sinalize que o local é uma empresa bike friendly e oferece facilidades para ciclistas. Selos, placas ou outros recursos visuais podem ser utilizados, porém, considere a legislação municipal que restringe a poluição visual.
- Ofereça espaço (paraciclo, bicicletário ou outro local) que permita guardar a bicicleta com segurança. O local escolhido deve ser distante do tráfego de veículos e o mais próximo possível da entrada do estabelecimento, para que fique bastante visível por todos. Não se esqueça de que a noite este local deve estar bem iluminado.
- Não permita que as bicicletas interrompam a passagem de pedestres. Esteja atento à quantidade de ciclistas para oferecer uma boa quantidade de vagas. Lembre o ciclista de retirar as partes soltas da sua “magrela” (ciclocomputador, lanterna, farol etc.), assim ele terá tranquilidade para fazer suas compras sem se preocupar.
- Utilize pisos táteis e texturizações como forma de alertar pessoas com deficiência visual sobre a presença do bicicletário. Faixas refletivas e pintura de segurança são medidas de segurança que devem ser avaliadas.
- Estabeleça parcerias com estacionamentos próximos, caso a empresa não possua local próprio para estacionamento.
- Tenha a mão alguns equipamentos para empréstimo, no caso de o ciclista ter esquecido seu cadeado ou corrente em casa.
- Lembre-se que uma pequena gentileza pode fazer a diferença. É provável que o ciclista chegue um pouco suado ou com alguma sujeira nas mãos (poeira, graxa etc.). Ao recebê-lo indique onde fica o banheiro / lavabo e ofereça um copo de água.
- Implante canaletas nas escadas. A canaleta é uma solução simples e funcional que ajuda o ciclista a empurrar sua bicicleta pelas escadas, em vez de precisar carregá-la no colo.