Compartilhe

Novembro Azul ressalta a importância do tema para a saúde dos homens

O câncer de próstata é a doença que mais mata homens acima dos 50 anos e é o destaque da campanha Novembro Azul

No Outubro Rosa, destacamos a importância da alimentação saudável para prevenir o câncer de mama nas mulheres. Neste mês, o Novembro Azul chega para ressaltar a importância da conscientização masculina nos cuidados com a saúde.

No centro da campanha Novembro Azul, está o câncer de próstata, uma doença maligna letal mais prevalente nos homens acima dos 50 anos. Segundo o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), entre a população masculina total, o câncer de próstata representa a segunda causa de mortalidade, por causa das neoplasias. Existe uma estimativa de 69 mil novos casos ao ano, ou seja, 7,8 novos casos a cada hora.

E não para por aí. O Novembro Azul também vem com um desafio muito grande: desmistificar os exames preventivos e mostrar aos homens como eles são importantes. O estudo realizado pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) apontou que 51% dos homens nunca consultaram um urologista.

Como se cuidar? 

O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens de todas as idades. E é naqueles que não se cuidam e se previnem que a campanha do Novembro Azul está de olho.

Não se sabe ainda com exatidão a causa do câncer de próstata. Pesquisas sugerem uma combinação de fatores: hormonais; genéticos; alguns hábitos alimentares; e condições ambientais são alguns dos fatores de risco que ajudam no desenvolvimento da doença.

Por isso, o ideal é ter uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos, cereais integrais, baixa gordura animal, chá verde, vitaminas A e D, selênio (presente na castanha-do-pará) e tomate (fonte de licopeno). Praticar pelo menos 30 minutos diários de atividades físicas, evitar o consumo de álcool e não fumar também é recomendado.

Tem cura?

O diagnóstico precoce é fundamental para o tratamento e a cura. Além da idade média de aparecimento, outro fator para aumentar ainda mais o cuidado é o histórico familiar de câncer. O indicado, segundo o INCA, é iniciar o acompanhamento preventivo a partir dos 40 anos de idade. Como o câncer de próstata é uma doença silenciosa, a realização dos exames nessa faixa etária chega a diminuir cerca de 21% a mortalidade.

A representatividade do Novembro Azul

Além de todo o contexto sobre o tema, grandes instituições e símbolos por todo o país participam da campanha Novembro Azul. Durante todo o mês, pontos turísticos oficiais, como o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, e a Praça dos Três Poderes, em Brasília, apresentam uma iluminação azul, em referência à campanha.

Você também pode
gostar de:

produtos tecnologicos diversos - tecnologia para economizar - Assaí Atacadista

Tecnologia para economizar: 6 aliados da rotina familiar

Saiba como usar a tecnologia para economizar tempo e dinheiro no dia a dia!  

grupo diverso de pessoas empreendedoras - dia do comerciante - networking para comerciantes - Assaí Atacadista

Networking para comerciantes: a amizade que faz o seu negócio crescer

Vamos te contar como fazer conexões com outros empreendedores e fortalecer o networking para comerciantes!  

homem idoso branco e mulher negra empreendedores em um comércio sustentável de rua - Assaí Atacadista

Guia básico para criar um comércio sustentável

Veja o passo a passo essencial para ter um comércio sustentável e contribuir para a preservação do meio ambiente!  

Fornecedores do Assaí

Empresas e indústrias de confiança com produtos de qualidade!