Compartilhe

Minimercado modelo apresenta ferramentas inovadoras

Na Universidade Positivo, em Curitiba, está instalado um minimercado modelo que funciona como um “laboratório do varejo”. O projeto, que foi inicialmente montado pelo Sebrae na 34ª Convenção Anual do Atacadista Distribuidor, em 2014, agora é parte da Escola de Negócios da Universidade.

O objetivo do projeto é analisar como se comportam os consumidores em uma loja e observar como eles reagem a estímulos visuais, auditivos e olfativos. Para isso, está sendo utilizado um sistema de monitoramento do comportamento do consumidor. Composto por sensores e câmeras estrategicamente posicionados para obter dados da passagem de um consumidor pelo espaço, o sistema permite registrar o fluxo de pessoas, sexo, faixa etária e quais são as áreas mais frequentadas. As informações são enviadas para uma plataforma online e usadas na análise de comportamento do consumidor no espaço de compra.

Ferramentas utilizadas

No espaço de 80 m², cada detalhe foi minuciosamente pensado para dar maior conforto e comodidade aos clientes. O minimercado recorre ao marketing sensorial para melhorar a experiência de compra. No espaço da panificadora, por exemplo, é aplicado o marketing olfativo, por meio de um equipamento que simula o cheiro de pão fresco. Outros sentidos também são aguçados por meio da sonorização da loja e da iluminação especial dos produtos.

O projeto já testou diversas ferramentas antes restritas às grandes redes supermercadistas e que hoje são de fácil acesso ao pequeno varejo, dentre elas o QR Code, o código de barras bidimensional; expositor inteligente; automação comercial; self check-out; prevenção de perda; inventário inteligente; etiqueta eletrônica; sistema de caixa inteligente e e-commerce.

“Os empreendedores que estão à frente dos minimercados têm o desafio de competir de igual para igual mesmo com concorrentes de peso, como os hipermercados. Para isso, precisam se qualificar”, avalia o coordenador estadual de Varejo, Bens e Serviços do Sebrae/PR, Osmar Dalquano Junior.

Você também pode
gostar de:

Rodrigo Faro no banner promocional- Aniversário Assaí Atacadista 51 Anos

Aniversário Assaí 51 Anos: participe e concorra a milhares de prêmios

Não perca a promoção do Aniversário Assaí 51 anos! Veja como é fácil participar e concorrer aos prêmios INCRÍVEIS....

tigela de Açaí com um prato com frutas cortadas - receitas de Açaí - Assaí Atacadista

3 receitas de Açaí deliciosas para vender e complementar a renda

Aprenda a fazer receitas de açaí maravilhosas, vender e ganhar uma renda extra ou para servir em confraternizações e...

logo do Assaí Atacadista em uma fachada de uma loja com o estacionamento cheio de carros - Prêmio Reclame Aqui 2025

Prêmio Reclame Aqui 2025: vote no Assaí!

Descubra como votar no Assaí Atacadista no Prêmio Reclame AQUI 2025, além de conhecer o histórico de vitórias do...

Fornecedores do Assaí

Empresas e indústrias de confiança com produtos de qualidade!