Compartilhe

Manaus, o coração do Brasil

O Blog Assaí Bons Negócios viajou até Manaus para descobrir passeios diversificados e belezas naturais exuberantes!

Localizada em meio à Floresta Amazônica, Manaus é uma cidade histórica charmosa e surpreendente. Fundada em 1669 pelos portugueses, recebeu o nome “Manaos” em 1832. O nome foi uma referência à nação indígena dos Manaós, que habitava a região. Hoje a cidade contabiliza mais de sete mil indígena. Entre os mais de dois milhões de habitantes, em uma mistura de raças que dotou o manauara com um perfil singular. Além de um sotaque gostoso e muita receptividade!

Em Manaus, a natureza é soberana e fica bem difícil não considerar a capital um dos principais destinos do ecoturismo. Certamente o é. Para os amantes dessa categoria, o início da aventura pode ser a chegada à capital: há a possibilidade de desembarcar lá usando o famoso transporte fluvial (barcos) entre Belém e Manaus – que dura, no mínimo, quatro dias.

A viagem é pelo Rio Amazonas e tem paradas em diversas cidades, pois é, além de tudo, o principal meio de transporte utilizado pelos moradores da região. Os barcos são amplos e confortáveis, porém, vale lembrar que, na hora de dormir, são utilizadas redes e não camas – uma verdadeira imersão no modo de vida local.

O encontro das águas

Uma das maiores referências ao patrimônio natural de Manaus, o encontro do Rio Negro com o Solimões, é atração obrigatória. São cerca de seis quilômetros em que águas com diferentes colorações, temperaturas, velocidades e níveis de acidez correm lado a lado antes de se transformarem no Rio Amazonas.

O fenômeno pode ser vislumbrado de longe – do avião ou do famoso Mirante da Embratel. Porém, a aventura especial é sentir de perto essa maravilha. Para isso, a opção é pegar um barco e navegar pela maior bacia fluvial do mundo, sentindo na pele as águas mornas do Rio Negro e as frias do Solimões.

Um mergulho é muito tentador, mas arriscado, já que as águas são revoltas. A viagem de barco também oferece a possibilidade de conhecer pequenas comunidades ribeirinhas, principal reserva da cultura tradicional da Amazônia. Ali será possível conversar com os locais, ouvir histórias e apreciar pratos típicos. 

Polo econômico e cultural

Manaus é um dos polos econômicos mais aquecidos do Brasil e goza não apenas de uma natureza exuberante, como também de uma rica cultura ancestral, impressa nos prédios da cidade. Com isso, o visitante também pode esperar boas opções para um turismo cultural.

Popularmente conhecida como a “Paris dos Trópicos”, devido à sua intensa modernização durante o Ciclo da Borracha, Manaus apresenta prédios em estilo neoclássico e art nouveau. O destaque fica com o majestoso prédio do Teatro Amazonas, localizado no centro. O prédio foi construído nos anos áureos da borracha, em 1896, e hoje é o principal patrimônio artístico da região.

Realmente, caminhar pelo centro de Manaus é como voltar no tempo e o turista também pode contemplar outras raridades da arquitetura, como o Palácio da Justiça, o Palácio Rio Negro, a Biblioteca Pública, o Mercado Municipal Adolpho Lisboa, entre outras.

Porém, além das belezas naturais e arquitetônicas, há que se destacar uma faceta deliciosa da cidade: a gastronomia regional. Com pratos exóticos, como o tacacá, a mojica de tambaqui e o bolinho de piracuí, a culinária manauara é composta principalmente de peixes, farofas especiais e muita pimenta. Para quem quer aproveitar, uma boa opção é ir até o Largo de São Sebastião, no centro histórico, e escolher entre os diversos restaurantes e banquinhas de rua. Não deixe de experimentar o tucumã, fruta nativa da Amazônia. Popular por sua versatilidade, é consumido em uma infinidade de opções em toda a Manaus, em pratos doces (bolos e sobremesas), salgados, como risoto e até feijoada, e também in natura.

Assaí em Manaus

No dia 30 de junho de 2016, a capital amazonense recebeu a primeira loja Assaí da região. Em Manaus, o Assaí reafirma a sua posição de investir e estar presente nos grandes centros brasileiros, fomentando a economia local por meio da geração de empregos – foram mais de 600 vagas diretas e indiretas – e oferecendo mais uma alternativa econômica para os clientes realizarem suas compras.

A loja fica na Avenida Autaz Mirim, 8.755, na Grande Circular (próximo à Bola do Produtor) e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h; e, aos domingos e feriados, das 7h às 18h.

Na 22ª edição da Revista Assaí Bons Negócios, você encontra a matéria completa sobre Manaus. Clique aqui e confira!

Você também pode
gostar de:

fundo vermelho com fita métrica relógio e prato de comida - receitas rápidas - Assaí Atacadista

4 receitas rápidas e saudáveis para comer no dia a dia

Economize tempo preparando estas receitas rápidas para comer!  

pessoas diversas conversando sobre gestão de restaurante com papeis na mesa - Assaí Atacadista

Gestão de restaurante: 8 mandamentos para o sucesso

Os conhecimentos básicos sobre gestão de restaurante estão aqui

Chá com Água Gelada: entre nessa tendência deliciosa com Leão!

Inove no consumo de bebidas, com o Chá com Água Gelada da Leão!  

Fornecedores do Assaí.

Empresas e indústrias de confiança com produtos de qualidade!