Food bikes começam a circular nas capitais
31/07/2015 - 17h
Depois do food truck, um novo modelo de negócio sobre rodas começa a despertar a atenção dos empreendedores que buscam uma opção mais em conta para começar um negócio ou divulgar sua marca: a food bike. As bicicletas e triciclos começaram a invadir algumas capitais do Brasil e atuam, como seus similares motorizados, em feirinhas gastronômicas, eventos ou estabelecem parcerias com lojas para venderem seus produtos em estacionamentos privados.
O modelo é uma opção interessante para quem não conta com capital suficiente para investir em uma loja ou em um food truck. Enquanto a montagem do trucks tradicionais sai por cerca de R$ 300 mil, adaptar as bicicletas à necessidades do negócio pode ser feito a partir de R$ 2.500,00.
O modelo, entretanto, tem suas limitações. Pela própria estrutura da bicicleta o empresário trabalha com estoque reduzido, além de depender do clima e precisar de um veículo maior para o transporte até o local dos eventos, já que poucas dessas bikes continuam sendo funcionais para longas distâncias após as modificações.
Uma boa sugestão para aproveitar as potencialidades do veículo e superar suas limitações é usar a bicicleta como divulgadora da marca ou do produto, sem ancorar o negócio exclusivamente para o modelo food bike.