Compartilhe

Brasil perde posições em ranking internacional de competitividade

O Brasil caiu três posições no Índice de Competitividade Mundial 2014 (World Competitiveness Yearbook), ficando em 54º na lista composta por 60 países. Atualmente, o Brasil está à frente apenas da Eslovênia, Bulgária, Grécia, Argentina, Croácia e Venezuela. Entre os anos de 2010 e 2013, o país saiu da 38ª posição para a 51ª. Os dados são do do International Institute for Management Development (IMD), uma das principais escolas de negócios do mundo, e que contou com a colaboração da Fundação Dom Cabral para coletar os dados no Brasil.

O estudo tem como objetivo avaliar as condições oferecidas pelos países para que as empresas tenham sucesso nacional e internacionalmente. Para ser considerado competitivo, um país precisa registrar bom desempenho econômico, boa infraestrutura e governos e empresas eficientes.

Apesar de ser a sétima maior economia global e atrair investimentos estrangeiros, o Brasil não consegue sustentar seu crescimento, indica o índice, problema atribuído principalmente ao seu complexo sistema regulatório e legislação trabalhista. Segundo o professor da Fundação Dom Cabral, Carlos Arruda, responsável pela coleta de dados no Brasil, a não implementação de investimentos em infraestrutura e os problemas relacionados ao fornecimento de energia (disponibilidade e altas tarifas) foram fatores decisivos para a queda da competitividade.

A pesquisa também considera as opiniões de executivos sobre a economia brasileira, um dos itens que contribuiu para o resultado negativo deste ano. Conforme Arruda, atualmente a percepção da comunidade empresarial está negativa. Além disso, como o governo e o setor privado mantiveram o foco no mercado interno este ano, o Brasil teve uma baixa participação no comércio internacional, o que também contribuiu para o desempenho negativo no ranking.

Você também pode
gostar de:

Receita de S’mores: doce americano para fazer em casa

Com Marsh Camping Fini você leva sabor e diversão para sua família

casal sênior com homem e mulher brancos fazendo planejamento financeiro - economia doméstica - Assaí Atacadista

Economia doméstica: economize no dia a dia e viva bem

Transforme sua forma de lidar com as finanças aprendendo sobre economia doméstica!

Receitas com Nescau perfeitas para começar bem o dia

Vamos encher o dia com doçura e energia? Confira essas duas receitas perfeitas com Nescau

Fornecedores do Assaí.

Empresas e indústrias de confiança com produtos de qualidade!