6 maneiras fáceis de montar sua lanchonete em casa e lucrar
07/11/2024 - 08h
Veja como criar uma lanchonete em casa gastando pouco e faturando muito!
Você, assim como muitos brasileiros, tem vontade de ter um negócio próprio?
Ou apenas sente curiosidade para entender qual é o processo básico para isso?
Na matéria de hoje, falaremos sobre uma das formas mais simples de entrar no mundo do empreendedorismo alimentício: criando um negócio em casa.
Sendo assim, você vai descobrir como abrir uma lanchonete em casa e que ter uma renda extra pode ser mais fácil do que parece!
Para mostrar como, exploraremos o assunto a partir dos seguintes tópicos:
• Vantagens de ter uma lanchonete em casa
• Definição do cardápio
• Precificação dos produtos
• Itens básicos para começar
• Divulgação do negócio
• Formas de pagamento
• Atendimento e entrega
• Abastecer seu negócio é mais prático e econômico no Assaí
Leia a matéria até o final para não perder nenhuma dica e recomendação.
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Tenha uma boa leitura!
Vantagens de ter uma lanchonete em casa
Os benefícios do empreendedorismo são muito atrativos, afinal, quem não quer ter mais autonomia e ainda trabalhar com o que gosta, sendo seu próprio chefe?
Além disso, com uma lanchonete em casa, você tem ainda mais vantagens, como, por exemplo:
• Reduzir custos com a locação e a manutenção de outro local.
• Economizar tempo e dinheiro, evitando gastos com deslocamento.
• Organizar uma rotina e horários de trabalho flexíveis.
Entretanto, alguns desafios são inevitáveis na vida dos empreendedores.
No caso de uma lanchonete em casa, um dos principais fatores que impactam o sucesso do negócio é a alta competitividade do mercado alimentício, também conhecido como “food service”.
Ter uma lanchonete é mais acessível do que outros estabelecimentos, como restaurantes, por exemplo, por isso, você terá uma grande concorrência e terá que conquistar seu lugar se diferenciando dos demais.
Pensando nisso, separamos os passos básicos para estruturar seu negócio.
Confira quais são eles a seguir.
1 - Definição do cardápio
O cardápio de uma lanchonete está diretamente relacionado ao público.
Então, antes de pensar nos alimentos, dê um passo para trás e crie uma base sólida com informações sobre:
• Quem é o seu cliente e do que ele gosta?
• O que a concorrência oferece?
• Como é o mercado de lanchonetes na sua região?
Adicione outras perguntas para estruturar um plano de negócios funcional.
Feito isso, defina um cardápio simples, com salgados, doces e outros lanches práticos e leves que atendam às necessidades do seu cliente ideal.
Por exemplo, se o seu objetivo for vender lanches para crianças da vizinhança, conheça os alimentos permitidos nas escolas, selecionando receitas gostosas e nutritivas, como sanduíches.
Nesse primeiro momento, tenha um cardápio básico, acrescentando opções variadas conforme o crescimento da clientela.
Quer sugestões de produtos e serviços diferentes?
Então salve para ler depois: Lanchonete: saiba quais produtos vender para faturar mais.
2 - Precificação dos produtos
Não sabe como definir o preço dos produtos do cardápio? A gente te ajuda!
Primeiro, considere os custos diretos, ou seja, o valor total dos ingredientes para a receita.
Também é possível adicionar o valor aproximado de custos indiretos, como água, gás, embalagem, etc.
Sua lanchonete em casa terá algum funcionário ou você fará a mão de obra?
Calcule esses valores, dividindo entre o número de lanches que você ou seu funcionário conseguem produzir em determinado tempo.
Por fim, escolha qual é margem de lucro ideal para seu negócio, estando ciente de que o cliente também precisa achar esse valor justo. Comece com 20% a 50%.
Confira um exemplo prático para facilitar seu processo:
Se um lanche custa R$ 10 e você quer 30% de lucro, o preço final seria R$ 13.
O cálculo feito é R$ 10 x (1 + 0,30) = R$ 13, usando a fórmula:
(Custos Diretos + Custos Indiretos + Mão de Obra) × (1 + Margem de Lucro)
Para organizar essas informações, utilize uma planilha física ou online.
Lembre-se de colocar os valores no cardápio usando uma ferramenta como Canva para criar uma versão online e não ter custos de impressão.
3 - Itens básicos para começar
Mesmo sendo um comércio domiciliar, é preciso ficar atento às licenças e regulamentações.
Informe-se na prefeitura da sua cidade para formalizar a situação com CNPJ, alvarás, etc.
Pode ser um processo levemente burocrático, mas ele é fundamental para evitar problemas legais, além de conseguir benefícios fiscais para microempresas.
Leia também: Comida afetiva: realize conexões e ganhe uma renda extra.
Depois disso, você precisará de equipamentos e utensílios de cozinha para lanchonete, como:
• Fogão, geladeira, freezer, forno.
• Chapa, fritadeira, panelas, frigideiras, talheres.
Se você planeja utilizar um espaço da sua casa, como o quintal ou a garagem, como um local para atender os clientes, inclua nessa lista:
• Balcão, mesas, cadeiras, banquetas.
• Pratos, copos, talheres, guardanapos, recipientes para condimentos.
Já para o serviço de entrega, é importante ter:
• Embalagens, talheres descartáveis, guardanapos.
• Sachês de molhos e condimentos.
• Cartão de agradecimento com as redes sociais do negócio.
E claro que o estoque inicial não pode faltar!
Portanto, faça uma lista de compras com os ingredientes das receitas e outros suprimentos, considerando a demanda e o espaço de estoque para não desperdiçar alimentos.
4 - Divulgação do negócio
“Quem é visto é lembrado.”
Esse ditado popular resume o principal motivo pelo qual você deve divulgar sua lanchonete.
Invista em alguns cartões ou até mesmo brindes com a marca da sua lanchonete e distribua para amigos, familiares e vizinhos, criando uma expectativa sobre seu negócio.
Se possível, faça um banner para colocar na sua casa ou um cartaz para o mural do seu condomínio - assim, sua lanchonete estará sinalizada e poderá atrair as pessoas mais próximas.
Faça um perfil no Instagram, TikTok ou na rede social que você achar mais relevante para o seu público e alimente-o com as informações essenciais:
• Endereço, horário de funcionamento, métodos de pagamento.
• Cardápio, formas de entrega.
Coloque fotos e vídeos bem produzidos para mostrar a qualidade dos seus produtos.
Dessa forma, você também estará gerando desejo de compra em seus seguidores, que poderão se tornar futuros consumidores.
Prepare um evento de inauguração, seja ele online ou presencial, para chamar o máximo de atenção possível, conseguindo seus primeiros clientes.
Depois, analise a possibilidade de divulgação por meio do marketing digital com mídias pagas, além de parcerias com outros pequenos comércios locais e estratégias de fidelização.
5 - Formas de pagamento
Quais formas de pagamento seu negócio aceitará?
Ter várias opções é um bom atrativo para os clientes.
Para sair no lucro, estude possibilidades viáveis, como aplicativos e ferramentas que fazem seu celular funcionar como uma máquina de cartão e links de pagamento online.
Dica: crie uma conta de banco separada para sua lanchonete em casa. Assim, ficará mais fácil fazer a gestão financeira do negócio.
6 - Atendimento e entrega
Por fim, não subestime o poder de um bom atendimento!
Recebeu dúvidas ou pedidos por meio do WhatsApp ou outras redes sociais?
Então responda com agilidade e gentileza, fornecendo todas as informações e sugestões de que a pessoa precisa e pode gostar.
Uma forma de facilitar esse processo é programando respostas automatizadas.
Assim, será possível evitar que a pessoa fique esperando e perca o interesse.
Já na hora de entregar, você tem as seguintes opções:
• Retirada em casa, em que o cliente buscará.
• Entrega a domicílio, levando para a casa do cliente.
Caso escolha a segunda opção, contrate um funcionário para o cargo de entregador ou conte com os entregadores dos aplicativos de delivery.
Para entregas a domicílio, reforce a embalagem do pedido para garantir que ele chegue intacto.
Considerando todos os fatores que citamos, o valor aproximado para abrir um negócio desse tipo varia entre R$ 5 mil e R$ 50 mil, dependendo da sua estrutura.
Esperamos que essas dicas tenham sido úteis para você!
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