Compartilhe

Seja você o chef! Aprenda algumas técnicas para cozinhar

Flambar. Saltear. Marinar. Conhecer algumas dessas técnicas para cozinhar vão ajudá-lo a preparar a maioria das receitas com mais facilidade

Ao passar os olhos por uma receita e se deparar com o nome de algumas técnicas para cozinhar, é possível que você fique até assustado. Mas saiba que, apesar de algumas serem um pouco mais avançadas, com conhecimento e prática, elas podem ser feitas em casa mesmo.

COMO FLAMBAR

Talvez essa seja uma das técnicas para cozinhar mais impressionantes. Provavelmente, você já teve ter visto, seja em um filme ou um vídeo, o chef pegar uma frigideira e chamas subirem dela. Esse processo é usado para adicionar alguma bebida alcoólica à receita e fazer com que o álcool evapore, deixando apenas o sabor. Vamos supor que você está fritando carne e deseja um gostinho de vinho nela.

Para que sua receita não fique com gosto alcoólico, será preciso virar um pouco a frigideira e deixar que a chama do fogão acenda o vinho que você colocou. Mas tome muito cuidado: dependendo da quantidade de bebida utilizada, maior será a chama. Não se esqueça de afastar o rosto do fogão quando for flambar algo.

COMO SALTEAR

Essa técnica vai exigir um pouco mais de prática e uma frigideira com bordas mais altas para ser realizada – isso vai evitar que você suje o fogão tentando realizá-la. Saltear é quando você cozinha alimentos em fogo médio para alto, a fim de que eles ganhem uma casquinha crocante e cozinhem por dentro. Para saltear, você precisa colocar sua frigideira com bordas no fogo alto e esperá-la esquentar. Depois, adicione algum óleo ou gordura à sua escolha e deixe aquecer por 30 segundos em fogo médio para alto.

Passado esse tempo, coloque os alimentos que serão salteados. Agora é que vem a parte que exige prática: você precisará ficar movimentando a frigideira com movimentos horizontais de “vai e vem”. Repita esse processo por entre três e cinco minutos até que os alimentos dourem ou ganhem um tom amarronzado.

COMO REDUZIR

Quando uma receita pede que você deixe algo reduzir, significa que o ingrediente deve ser fervido para que fique mais espesso. Geralmente, esse processo é usado para preparar molhos e caldos à base de ingredientes mais saborosos. Quando fizer uma redução, você pode aproveitar para utilizar alguns temperos para deixar a sua receita mais saborosa.

Mas fique atento: reduzir é uma técnica para cozinhar diferente de engrossar, que é o ato de adicionar algum tipo de farinha, o que faz com que o caldo fique mais espesso.

COMO MARINAR

Essa é uma técnica usada para fazer com que os alimentos peguem mais sabor dos temperos. Para preparar uma marinada, você precisará de alguns produtos ácidos, (como vinagre, vinho ou limão espremido), algumas ervas aromáticas ou temperos à sua escolha e alguns vegetais frescos picados (como cebola, alho e cenoura). Faça uma mistura desses ingredientes. Em uma assadeira, coloque a carne que será marinada e despeje essa mistura sobre ela. Se necessário, use as mãos para que o tempero pegue na peça toda.

Guarde a assadeira na geladeira e deixe descansar por entre 12 e 24 horas antes de levar a carne ao forno.

Dica: as carnes brancas, como frango e peixe, combinam mais com vinho branco, já as carnes vermelhas ficam melhores com vinho tinto. As carnes suínas, por sua vez, combinam mais com frutas cítricas, como laranja ou limão.

Quer acompanhar outras dicas de cozinha? Então fique sempre de olho no Blog Assaí para estar por dentro das melhores dicas e novidades para o seu dia a dia!

Você também pode
gostar de:

travessa de assado de salmão e outros alimentos de páscoa - peixe para a páscoa - assaí atacadista

Peixe para a Páscoa: 5 opções que cabem no seu bolso

Leia esta matéria antes de comprar peixe para a Páscoa e economize muito mais!  

prato com ovos e especiarias e decorações de coelho - receitas salgadas para a pascoa - assaí atacadista

Veja 4 receitas salgadas para a Páscoa e se delicie!

Confira receitas salgadas maravilhosas para a Páscoa!  

Fornecedores do Assaí.

Empresas e indústrias de confiança com produtos de qualidade!