Para ver e entender o futebol
25/08/2021 - 15h
“Bicicleta”, “chaleira”, “caneta”… esses e outros termos que você vai ver aqui fazem parte do vocabulário do futebol. Além de facilitar a narração, eles deixam o jogo muito mais emocionante. Dê uma olhada no vocabulário de futebolês que o Assaí preparou para você!
Sabe quando você está assistindo a uma partida de futebol e ouve que o jogador, por exemplo, deu uma “caneta” no adversário ou, ainda, que o goleiro “levou um frango”? Apesar de o futebol ser o esporte mais popular do Brasil, ainda existem termos que deixam a gente confuso. É por isso que o Assaí preparou esse vocabulário de futebolês para você não perder mais nenhum “foguete”!
Mesmo que alguns termos sejam usados com mais frequência, como “bicicleta” e “chapéu”, as dúvidas acabam aparecendo e gerando um pouco de confusão. No entanto, o uso desses termos é importante para manter a rapidez necessária na hora de narrar uma partida de futebol. Imagine só a dificuldade em explicar que o jogador fez um drible de “chaleira” sem usar esse termo!
Caneta: é o nome do drible em que um jogador passa a bola pelo meio das pernas do adversário.
Chapéu: grande parte do jogo de futebol é a marcação e a tentativa de sair dela. O chapéu é uma forma de ultrapassar o marcador. Nele, o jogador passa a bola por cima da cabeça do adversário. Também pode ser um chapéu quando o jogador chuta a bola e faz um gol por cima da cabeça do goleiro.
Finta: é também um jeito de driblar o oponente, mas fazendo movimentos corporais que o confunda.
Gandula: uma das figuras mais importantes do futebol, o gandula é o responsável por apanhar as bolas que saem do campo durante a partida e repô-las para que o jogo continue.
Trivela: uma das jogadas mais difíceis e que mais mexem com a torcida, a trivela é um tipo de passe em que o jogador chuta a bola com a parte de fora do pé. Um verdadeiro craque que costumava usar a trivela em campo era o brasileiro Rivellino, um dos melhores jogadores da história!
Chaleira: o drible de chaleira acontece quando o jogador troca os pés na hora de chutar a bola, ficando com a perna que vai chutar atrás da perna que está usando para se apoiar.
Frango: quando o goleiro perde uma bola de bobeira, que facilmente poderia ter sido pega, ele está levando um frango. A situação fica bem feia!
Bicicleta: um dos nomes mais conhecidos – mesmo sendo um dos movimentos menos executados em campo –, a bicicleta é o chute que o jogador dá enquanto se joga para trás e se apoia em uma perna só. Quando o gol acontece… aí a torcida vai ao delírio!
Esses são alguns dos termos do futebolês para ajudá-lo(a) a continuar assistindo ao Brasileirão Assaí focando só em torcer muito para o seu time do coração. Não deixe de acompanhar o Blog Assaí para ficar sempre por dentro de receitas e dicas para aproveitar ainda mais com amigos, familiares e clientes.