Vantagens de automatizar a cozinha
06/10/2015 - 15h
Uma cozinha com alta produção precisa estar em atividade acelerada para dar conta da demanda. O sucesso dessa operação dependerá também dos tipos de equipamentos que ela tem. Uma cozinha automatizada é capaz de não sobrecarregar a equipe e manter alta a qualidade do serviço.
Existem vários tipos de equipamentos que podem aumentar a produção dentro de uma cozinha comercial. Fornos combinados suportam diversos alimentos simultaneamente, sem transferência de cheiro ou sabor entre eles. São muito versáteis e vantajosos para restaurantes por quilo. Outro exemplo são os espremedores de laranja, que poupam até duas horas do trabalho de um funcionário caso ele tivesse que fazer isso manualmente. O ideal é que todos os restaurantes comecem suas atividades considerando a automação de processos da cozinha. Ainda que não sejam implantadas no início das atividades do estabelecimento, é fundamental prever sua execução.
As vantagens da automação da cozinha podem ser ilustradas pelo seguinte exemplo: as batatas precisam ser descascadas e picadas no formato desejado (palito, palha, chips, etc.). Para preparar dez quilos de batata, essa atividade, se realizada pelo colaborador, demanda uma hora e quarenta minutos; com um processador de alimentos, não dura mais que trinta.
Levando em conta o custo de produção, é possível obter o retorno do investimento já no primeiro mês. Tudo dependerá do tipo de equipamento necessário para automatizar um processo. Um forno combinado, por exemplo, custa a partir de R$20 mil e oferece o retorno do investimento entre 12 e 24 meses.