Smartphones são fundamentais no processo de compra
28/07/2015 - 14h
Os smartphones são cada vez mais importantes durante todas as etapas do processo de compras. Essa é uma das principais descobertas da pesquisa Connected Commerce, realizada pela DigitasLBi em 12 países da Europa, Ásia e América do Norte.
O estudo aponta que, apesar das pessoas usarem majoritariamente os computadores para fazerem compras online, os celulares são os aparelhos mais utilizados para a busca de informações durante o processo de compra em lojas físicas. 72% dos proprietários de smartphones disseram já ter usado o seu aparelho como fonte de pesquisa para compras enquanto estavam dentro das lojas. Desses consumidores, 18% relatou já ter saído do estabelecimento sem efetuar a compra por constatar, através do celular, que havia preços mais baixos para o mesmo produto em outras lojas.
O estudo revela também a influências das redes sociais nos processos de compra. Os anúncios, as campanhas promocionais e os posts de amigos podem impulsionar compras para até 83% desses consumidores.
Ao considerar esses dados da pesquisa é importante o comerciante seguir algumas dicas de marketing digital para que sua empresa ofereça informações que reforcem a intenção de compra do consumidor e não dê espaço a conteúdos que possam levá-lo a buscar outro estabelecimento. Confira estas orientações da Associação Paulista de Agentes Digitais:
- Faça um website leve e responsivo (isso significa que ele abre igualmente no PC, no tablet ou no smartphone). O website precisa ser preparado para celulares e não pode demorar para carregar, nem mesmo com internet lenta, e não pode ficar desconfigurado ao abrir. Preste atenção se os botões não estão pequenos no celular.
- Nas redes sociais interaja com o usuário! Há dois motivos fortes para isso:
- Um deles é a conversão de vendas. Se você colocar uma foto de um bom prato de comida no Instagram pode converter em um novo cliente, por exemplo. Se tiver um bom blog falando de assuntos que interessem ao seu público, certamente conseguirá aumentar a audiência e possivelmente a conversão de vendas.
- O segundo motivo é a retenção do cliente. Se você conseguiu efetuar uma venda, precisa ter certeza de que o usuário está satisfeito com o seu produto, pois isso fará com que ele retorne para uma nova compra e indique seu produto ou serviço para os amigos. O primeiro canal que precisa estar visível no topo da sua página do site é o seu telefone. Além disso, abra o SAC 2.0 em redes sociais, como os canais no Facebook, no WhatsApp e no Twitter.