Compartilhe

Slow food

Juntamente com essa onda saudável que toma conta de todo o país e que tem inspirado a abertura de vários negócios de alimentação nesse segmento, existe o movimento slow food, que conjuga o prazer e a alimentação com a consciência ambiental e a responsabilidade social, servindo como resposta aos efeitos padronizados do fast food.

A associação internacional sem fins lucrativos foi fundada em 1986 e conta com mais de 100 mil associados de 150 países.

Como aplicar a filosofia na cozinha:

  1. Dê preferência aos produtos da estação, pois, além de estarem na época correta da colheita (o que preserva sabor e nutrientes), certamente terão preço mais vantajoso.
  2. Pesquise a origem dos produtos que você compra e põe na mesa. É importante saber quem os produz e sob quais condições. Não tenha medo ou vergonha de perguntar aos fornecedores.
  3. Frequente feiras e centrais de abastecimento que não utilizem agrotóxicos. No site www.idec.org.br é possível descobrir as mais próximas.
  4. Escolha peixes bons, limpos e justos para toda a cadeia produtiva. É um pequeno passo para orientar o mercado na direção de uma gestão responsável dos recursos do mar.
  5. Ensine aos seus funcionários e amigos a origem dos alimentos, a fim de que sejam devidamente respeitados.
  6. Valorize os alimentos orgânicos, dessa forma, você estará apoiando a produção sustentável e ajudando a difundir o respeito aos recursos naturais do nosso planeta.
  7. Redescubra sabores e desfrute da cozinha regional. Por que usar um ingrediente de outro país quando há tantas delícias próximas de casa?
  8. Conheça ou resgate as tradições culinárias e alimentares de seus antepassados, conservando o repasse de tal cultura às futuras gerações.
  9. Evite produtos muito industrializados, principalmente para cardápios infantis, pois seu consumo excessivo prejudica o desenvolvimento sensorial e a saúde.
  10. Também participe de fóruns e eventos sobre alimentação saudável. É uma boa forma de trocar experiências, saber das novidades e conhecer novos produtos.

Você também pode
gostar de:

Entenda como escolher o café ideal para seu paladar

Confira as dicas de L’or para escolher o café que vai fazer parte dos seus dias

xícaras com café - tipos de café para o Dia Mundial do Café - Assaí Atacadista

10 tipos de café para saborear no Dia Mundial do Café

Conheça tipos de café diferentes e inclua novos sabores na sua rotina! 

casal de homem e mulher fazendo compras - mix de produtos - Assaí Atacadista

Mix de produtos: o que comprar nas lojas do Assaí?

Desvendamos o mistério por trás do mix de produtos do Assaí. Vem ver!

Fornecedores do Assaí.

Empresas e indústrias de confiança com produtos de qualidade!