Saiba como um contador pode ajudar em seu negócio
28/07/2015 - 14h
Com a quantidade abundante de informações sobre gestão na internet, e com uma cultura cada vez maior de microempreendedores individuais, muitos empresários têm administrado seus pequenos negócios sem a ajuda de um contador. Esse profissional, entretanto, é essencial para manter a empresa no rumo certo em questões burocráticas fundamentais, que podem parecer desimportantes para olhos menos atentos.
De acordo com o Sebrae, ainda que os microempreendedores individuais estejam dispensados de algumas obrigações contábeis mais complexas, os profissionais de contabilidade têm um papel fundamental no desenvolvimento das microempresas. Atualmente, as empresas estão demandando profissionais com uma visão mais inovadora, capazes de projetarem cenários futuros e anteciparem situações, tornando-se uma ferramenta imprescindível para a tomada de decisão.
Além disso, o acompanhamento de um contador acaba sendo uma fonte de informação para que o empreendimento cresça de maneira segura. Afinal, os registros contábeis viram importantes registros da empresa, pois fornecem informações sobre custos, giro de capital e encargos e tributos.
Apesar de muitos pequenos empreendedores entenderem pouco de finanças, elas são fundamentais para uma análise clara e ampla de seu negócio. A contabilidade pode fundamentar decisões estratégicas da empresa na medida em que ela orienta o empreendedor, indicando, por exemplo, quais custos estão elevados e o histórico do desempenho das contas.