Refeição do jeito do cliente
28/07/2015 - 13h
Existe uma tendência no mundo dos negócios chamada customização em massa. Ela pode ser definida como a produção em massa de produtos que atendam a desejos específicos. Por exemplo, os smartphones de um mesmo modelo e de uma mesma marca oferecem o mesmo serviço, entretanto, através de escolhas de quem o utiliza, o produto vai ficando personalizado. Pode-se trocar a cor da capinha, escolher quais aplicativos utilizar e qual será o tema da tela.
Essa tendência está ficando cada vez mais evidente também no mercado de alimentos. Hoje, já existem redes de fast food consolidadas que atendem desta maneira: é oferecido um alimento básico, por exemplo um sanduíche, e o cliente é quem opta por quais serão os ingredientes deste sanduíche. Essa mesma técnica vem sendo usada também por pizzarias, restaurantes que oferecem massas e restaurantes de comida mexicana.
Em um artigo chamado “Por que adotar a customização em massa?”, os pesquisadores André Machado e Walter Moraes, defendem que em ambientes marcados pela intensa rivalidade entre os concorrentes e pelo aumento do nível de exigência dos clientes, a customização tem o papel de contribuir para o alcance de vantagens competitivas, por meio da diferenciação dos produtos e serviços ofertados a custos competitivos. Ou seja, é uma forma que o negócio tem de se diferenciar em um mercado acirrado.
Um detalhe ao qual o empresário deve estar atento é que apesar de dar a opção de escolha ao cliente, esta opção deve estar restrita a ingredientes preestabelecidos. Essa é a forma de garantir a simplicidade no processo de produção e a viabilidade econômica do negócio.