Compartilhe

Quer preparar massas artesanais? Confira algumas dicas!

Apesar de o processo de preparo de uma massa artesanal ser bem trabalhoso, a satisfação de saboreá-la é única. A base de toda massa, seja de pão, macarrão ou pizza, é o trigo. O ovo entra para proporcionar a liga aos ingredientes secos, o sal para apurar o sabor, e a gordura para aumentar a retenção da umidade e dar mais volume.
Para ajudar e incentivar os que querem ter essa experiência, confira algumas dicas:

Pães
Caracterizada por precisar de descanso para crescer e fermentar melhor, a massa do pão pode ser feita de diversas formas e com diferentes sabores. A maior dificuldade é encontrar o ponto certo. Tem que ficar elástica, o que os especialistas chamam de ponto de véu. A massa deve ser sovada até que todos os ingredientes sejam incorporados ao fermento, ficando homogênea, lisa e macia. O ideal é misturar todos os ingredientes molhados na batedeira e depois jogar na farinha de trigo para sovar. A temperatura do forno é outro segredo. Ele precisa ser preaquecido a 200 ºC, pois assim assará o pão por inteiro.

Pizzas
Segundo especialistas no ramo, uma boa massa de pizza depende de fatores como a utilização de água gelada no preparo, duas horas de descanso e um bom forno para assá-la. Uma alternativa para assar nos fornos caseiros é colocá-la em cima de um tabuleiro e depois deixá-la alguns minutos direto na grelha do forno. A boa massa deve ficar macia e lisa. Ao abri-la, o certo é pressionar o rolo de dentro para fora, para que o meio fique mais fino.

Massas
O tipo de trigo utilizado interfere bastante na qualidade da massa artesanal. No macarrão com trigo comum, por exemplo, geralmente o preparo leva ovo e água, o que resulta em um produto mais barato e com menos sabor. A massa também pode ser feita com semolina, parte mais nobre do trigo, e levar apenas ovo, apresentando, dessa forma, consistência mais firme e clara. A pasta também pode ser grano duro, feita com trigo durum, que a torna naturalmente al dente.

A quantidade de ovos deve ser respeitada para garantir a qualidade da massa. Para cada quilo de trigo são necessários sete ovos, e o segredo, assim como no pão, é a mistura dos ingredientes. É necessário sovar bastante. O uso de um cilindro ajuda muito, pois o processo de afinar incorpora o ovo no trigo. Quando a massa já estiver modelada, é necessário cobrir com um pano úmido antes de cozinhar ou deixá-la secar em um ambiente arejado, se o desejo for armazená-la.

Você também pode
gostar de:

fundo vermelho com fita métrica relógio e prato de comida - receitas rápidas - Assaí Atacadista

4 receitas rápidas e saudáveis para comer no dia a dia

Economize tempo preparando estas receitas rápidas para comer!  

pessoas diversas conversando sobre gestão de restaurante com papeis na mesa - Assaí Atacadista

Gestão de restaurante: 8 mandamentos para o sucesso

Os conhecimentos básicos sobre gestão de restaurante estão aqui

Chá com Água Gelada: entre nessa tendência deliciosa com Leão!

Inove no consumo de bebidas, com o Chá com Água Gelada da Leão!  

Fornecedores do Assaí.

Empresas e indústrias de confiança com produtos de qualidade!