Produtos orgânicos: por que vender?
24/07/2015 - 16h
Além de adotarem uma forma de cultivo livre de agrotóxicos, os alimentos orgânicos são uma boa opção para atrair clientes que buscam uma alimentação mais natural
Os produtos orgânicos caíram no gosto do brasileiro. Não apenas no gosto, mas na preferência. Além de serem cultivados de maneira mais natural, sem a adição de agrotóxicos, estes alimentos costumam ser produzidos com foco na sustentabilidade e são uma ótima maneira de apoiar os produtores locais, impulsionando o desenvolvimento de cada região.
Segundo uma pesquisa de hábitos de compra realizada no ano passado pela Nielsen, sete em cada dez brasileiros optam por alimentos mais saudáveis. O levantamento da Kantar Worldpanel também mostra que os alimentos orgânicos já estão em 10 milhões de lares no Brasil, apesar de estes produtores terem preços mais elevados do que os tradicionais.
Ainda assim, nas prateleiras de mercados e mercearias é possível ver os preços se aproximarem cada vez mais. Com o aumento da procura, a tendência é que os preços caiam diretamente para o fornecedor. Por isso, vale a pena investir nesses alimentos para atrair o público que busca uma alimentação mais natural.
Ampliar a variedade dos orgânicos também pode ser um diferencial. Além de frutas e verduras, é importante investir em alimentos como sucos e até mesmo produtos de limpeza, leites e achocolatados. A diversidade pode gerar um incentivo para os produtores da região ampliarem a sua gama de produtos e investirem no aumento da produção. Firmar parcerias com produtores locais pode ser lucrativo para ambas as partes e ainda ajuda a desenvolver a localidade em que a sua empresa está inserida.