Compartilhe

Produtividade: como ser um profissional multitarefa?

Entre mitos e verdades, nem sempre a produtividade está relacionada ao conceito de multitarefa

 Enquanto este conteúdo era escrito, muitas coisas aconteciam paralelamente, como a mente questionando a escolha de cada palavra e a construção de cada frase. Ou o telefone tocando sem parar. Mas o pior mesmo era aquele barulhinho convidativo de mensagem no celular. Daí vem o questionamento: como manter a produtividade nos dias de hoje?

Antes de qualquer coisa, durante esta leitura, desafiamos você a ler todo o texto de uma vez, sem nenhuma interrupção. Será que você consegue? Ao simples desvio involuntário de pensamento, você já assume uma postura multitarefa. O que, teoricamente, elimina as chances de manter a produtividade.

Mas calma! As gerações posteriores à Y tendem a ter o perfil multitarefa e isso não é de todo mal. O importante é conservar a produtividade equilibrando os fatores externos e as demandas que não são prioridade.

Produtividade: ser produtivo. 

No mercado de trabalho, o conceito está relacionado ao profissional capaz de executar diferentes tarefas ao mesmo tempo. É o colaborador com perfil generalista, que consegue assumir várias funções conforme as necessidades rotineiras. E, no meio disso tudo, mantém a qualidade da produtividade.

Porém, não se engane: fazer muitas coisas ao mesmo tempo não significa ser produtivo e eficiente no trabalho. Por isso, cumprir as demandas de acordo com a prioridade e qualidade é essencial.

Hoje, é cada vez mais necessário colocar a produtividade a todo o vapor, tanto pelo excesso de bombardeio a cada minuto quanto pelas inúmeras atividades diárias. Desta forma, é necessário que o profissional multitarefa saiba potencializar essa vantagem.

Pergunte aos universitários

Segundo um estudo conduzido em 2015 pela Universidade da Flórida, o ser humano tem a habilidade de fazer várias coisas ao mesmo tempo, mas ela não pode ser executada pelo mesmo campo do cérebro.

Os participantes eram convidados a sentar em bicicletas de academia e pedalar por 2 minutos na velocidade em que eles se sentissem mais confortáveis. Na sequência, eles tinham que pedalar novamente, mas com uma tela na frente deles que mostrava 12 tipos diferentes de testes cognitivos. E as atividades tinham graus de dificuldade variáveis. Depois, eles eram convidados a completar os mesmos testes cognitivos, mas, dessa vez, sentados em uma cadeira.

Os resultados surpreenderam até os pesquisadores. Os participantes não foram pior nos testes quando estavam na bicicleta, mas, além disso, ainda pedalaram 25% mais rápido. Tecnicamente, não houve efeitos negativos sobre a função cognitiva. Na verdade, houve uma melhora do desempenho físico deles. Isso só demonstra que a produtividade pode sim existir em um profissional multitarefa.

E no dia a dia?

Com foco na produtividade, o multitarefa pode aprofundar-se no tempo, otimizando-o para que cada demanda seja realizada com a devida qualidade. O segredo é alinhar as tarefas que não causam uma enorme quantidade de conflitos entre si.

Em outras palavras, por exemplo, ao mesmo tempo em que você se desloca para outra atividade, você executa aquela ligação importante que precisa fazer (Isso, se você não estiver dirigindo!). Você pode realizar várias tarefas enquanto estiver fazendo duas coisas que não usem as mesmas partes do seu cérebro.

Há inúmeras pesquisas que pontuam essa técnica de multitarefa. Em um estudo publicado na Psychological Science (vol. 12, nº 2) por Eric H. Schumacher, Ph.D. da Universidade da Califórnia e Berkeley, três experimentos diferentes concluíram que as pessoas podem realmente fazer duas tarefas diferentes ao mesmo tempo. Assim, você pode deixar sua rotina mais produtiva e ainda maximizar o seu tempo, ao invés de dispersar, encaixando demandas conflituosas.

Gostou do conteúdo do Blog Assaí Bons Negócios sobre a relação da produtividade com o conceito de multitarefa? Então compartilhe com os amigos nas redes sociais. Estar com você. Esse é o nosso negócio!

Você também pode
gostar de:

mesa com pequenos potes de molhos para batata frita - Assaí Atacadista

Molhos para batata frita: aprenda receitas de lamber os dedos!

Saboreie novos molhos para batata frita e deixe a hora do lanche ainda mais gostosa!  

lupa com hamburguer com um mapa mundial no fundo - hamburgueres exóticos - Assaí Atacadista

Hambúrgueres exóticos - uma jornada gastronômica ao redor do mundo

Descubra quais são os hambúrgueres exóticos ao redor do mundo!

fundo vermelho com fita métrica relógio e prato de comida - receitas rápidas - Assaí Atacadista

4 receitas rápidas e saudáveis para comer no dia a dia

Economize tempo preparando estas receitas rápidas para comer!  

Fornecedores do Assaí.

Empresas e indústrias de confiança com produtos de qualidade!