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Plano de negócios é essencial para sobrevivência de empresas

Por meio de um plano de negócios é possível compreender os processos da gestão de um empreendimento, conhecer o público-alvo, estimar o volume de vendas necessário para atingir lucratividade e saber como o negócio vai se posicionar diante da concorrência sobre esta importante ferramenta de gestão.

Segundo o consultor do Sebrae do Paraná, Emerson Cechin, especialista em gestão e empreendedorismo, o plano de negócios auxilia o empresário a identificar informações estratégicas, sendo um importante instrumento para planejar uma atividade de forma prática.

“Ele dá essa visão inicial, mas vamos lembrar que é um planejamento, e, sendo um planejamento, ele vai depender da veracidade das informações que o empreendedor colocar nesse plano. Então, é fundamental que seja realista, que seja baseado em informações reais do mercado e também em informações de custos que esta empresa terá”, disse Cechin em entrevista à Revista Assaí Bons Negócios.

O consultor ressalta ainda que existem várias instituições que podem dar apoio na elaboração de um plano de negócio, como, por exemplo, o próprio Sebrae. Para quem está começando, o ideal é que faça o plano antes de abrir o negócio, para começar a empresa com algumas informações importantes que proporcionam tomadas de decisões mais assertivas. Quem já tem um negócio também pode fazer o plano, pois ele é um instrumento que objetiva um melhor planejamento.

Dependendo do modelo de negócio, Cechin também aconselha o uso da ferramenta Canvas, de gerenciamento estratégico, que permite desenvolver e esboçar modelos de negócios como um instrumento de preparação e de uma melhor compreensão da proposta de valor que você pode fazer para o seu cliente. “São dois instrumentos complementares. Enquanto o plano de negócios dá uma visão mais operacional, o Canvas permite um modelo analítico com base no tipo de valor com o qual você quer impactar o seu cliente”, explica.

O plano de negócios é importante para a sobrevivência do negócio, pois obriga o empreendedor a levantar uma série de informações que darão uma condição analítica para saber, por exemplo, se o que está sendo proposto é adequado ao que o mercado está pagando. Essas são informações estratégicas que contribuem para o êxito do negócio, mas não são determinantes. “O empresário pode prever isso tudo e depois tomar decisões que comprometam a credibilidade frente ao cliente. Então, o empreendimento, para ter êxito, tem que ser planejado e gerido de forma adequada”, orienta.

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