Os diferentes tipos de pimenta
06/11/2015 - 10h
A pimenta é um dos temperos mais usados na hora de dar sabor às receitas. Graças à sua variedade, há sempre um tipo certo para cada tipo de preparo e paladar. Pimenta não é sinônimo de ardência. Na medida certa, ela incrementa o preparo com sabor e aroma. Conheça alguns dos tipos mais comuns de pimenta e como usá-las:
- Pimenta-do-reino: É a mais conhecida e uma das especiarias mais antigas do mundo. Os grãos são usados secos e moídos. Se usada na quantidade certa, seu sabor deixa os pratos levemente apimentados. Funciona bem com praticamente todos os tipos de receitas e existe em versões preta e branca.
- Biquinho: Extremamente saborosa e aromática, a pimenta biquinho não tem ardência. Pode ser consumida por inteiro, como aperitivo, e é geralmente preparada em conserva.
- Dedo-de-moça: Possui uma ardência mais marcante, mas ainda é classificada como uma pimenta suave. É possível encontrar esse tipo de pimenta fresca, líquida, moída, em conserva ou desidratada. Funciona bem com saladas, frutos do mar, carnes bovinas e aves.
- Chilli: Famosa pimenta mexicana, é do tipo mais picante – logo, deve ser usada com cuidado nas receitas. Funciona bem com sopas, molhos – como o de tomate –, carnes vermelhas e aves.
- De cheiro: Muito utilizada no nordeste do Brasil, esse tipo de pimenta é bem aromático e sua ardência varia de acordo com a forma de armazenamento. Costuma ser usada em pratos com peixe.
- Malagueta: É a pimenta clássica de desenhos animados. Tem sabor e ardência fortes e é muito usada na culinária baiana, em carnes e também na feijoada.