Os benefícios do peixe na alimentação
30/11/2015 - 13h
A grande maioria dos textos sobre alimentação saudável certamente vai incluir uma dieta com porções semanais de pescados. O ideal é que, ao menos duas vezes por semana, a proteína do prato seja o peixe, preferencialmente de águas frias, como é o caso do salmão, da truta e do arenque – eles estão associados à redução dos fatores que causam doenças cardiovasculares.
Os pescados são ricos em vitaminas, cálcio, ferro e selênio. São, ainda, fonte de cálcio e vitamina D, o que auxilia na saúde dos ossos e na prevenção de doenças como a osteoporose. Além disso, os peixes possuem vitaminas do complexo B, que fortalecem o sistema nervoso e trazem benefícios para a pele e as unhas.
Para obter todos os benefícios do peixe, é preciso prepará-lo corretamente para que as vitaminas não se percam no cozimento e não haja acréscimo de gordura em excesso. O preparo no forno ou na grelha é o mais indicado. Para quem é fã de peixe frito, procure fazê-lo assim poucas vezes – e sempre usando pequenas quantidades de óleo vegetal. Na hora de comprar, fique de olho na aparência dos pescados: preste atenção se as escamas estão firmes e brilhantes e se o cheiro não está estranho.