Compartilhe

O sucesso dos minimercados com o consumidor moderno

O mercado de vizinhança ou loja de vizinhança, como é chamado o pequeno varejo alimentar, é representado por minimercados, mercadinhos ou armazéns. É assim classificado por possuir de um a quatro caixas de atendimento. Esse tipo de pequeno negócio compõe um dos canais de vendas mais bem-sucedidos e promissores do varejo de autosserviço.

Segundo dados da Receita Federal, no Brasil são mais de 300 mil estabelecimentos desse tipo. Conforme dados divulgados pela ABRAS – Associação Brasileira de Supermercados, esse segmento movimentou R$ 34 bilhões em 2012.

O crescimento dos mercados de vizinhança deve-se à busca do consumidor por comodidade, proximidade e praticidade para a realização de suas compras. Fazer as compras ao lado de casa significa um deslocamento menor e mais rápido, pois um número cada vez maior de pessoas tem menos tempo para isso.

O Estudo Setorial Minimercados, da Série de Estudos Mercadológicos, elaborado pelo Sebrae, apresenta a evolução recente do segmento em comparação com outros formatos, que vêm registrando expansão constante nos últimos anos. Traçando um perfil desses empreendimentos, o levantamento mostra que 84% dos negócios são familiares e que a maioria deles recebe mais de 100 clientes por dia.

O levantamento também aponta fatores que influenciam no crescimento desse segmento e o comportamento de consumo do público desse canal, e traz um panorama recente da concorrência desse segmento, apresentando o avanço das redes nesse formato e os diferenciais competitivos dos pequenos.

Para acessar o estudo na íntegra, acesse aqui.

Você também pode
gostar de:

panetone com cobertura branca em um suporte com o fundo cheio de decorações natalinas - Assaí Atacadista - panetone artesanal

4 receitas deliciosas de panetone artesanal para fugir do óbvio

Aprenda a fazer panetone artesanal com receitas fáceis e saborosas que combinam com a magia do Natal!

homem branco garçom em um restaurante com decorações natalinas - Assaí Atacadista - marketing sensorial

Marketing sensorial: o segredo para a magia do natal nos negócios

Encante a clientela melhorando a estratégia de Natal do seu negócio com o marketing sensorial!

mulher branca surpresa com várias opções de compra - Black Friday 2024 - Assaí Atacadista

Black Friday 2024: como decidir o que comprar?

Saiba como aproveitar a Black Friday 2024 com mais consciência com as dicas do Assaí Atacadista!

Fornecedores do Assaí

Empresas e indústrias de confiança com produtos de qualidade!