O sucesso dos minimercados com o consumidor moderno
27/07/2015 - 19h
O mercado de vizinhança ou loja de vizinhança, como é chamado o pequeno varejo alimentar, é representado por minimercados, mercadinhos ou armazéns. É assim classificado por possuir de um a quatro caixas de atendimento. Esse tipo de pequeno negócio compõe um dos canais de vendas mais bem-sucedidos e promissores do varejo de autosserviço.
Segundo dados da Receita Federal, no Brasil são mais de 300 mil estabelecimentos desse tipo. Conforme dados divulgados pela ABRAS – Associação Brasileira de Supermercados, esse segmento movimentou R$ 34 bilhões em 2012.
O crescimento dos mercados de vizinhança deve-se à busca do consumidor por comodidade, proximidade e praticidade para a realização de suas compras. Fazer as compras ao lado de casa significa um deslocamento menor e mais rápido, pois um número cada vez maior de pessoas tem menos tempo para isso.
O Estudo Setorial Minimercados, da Série de Estudos Mercadológicos, elaborado pelo Sebrae, apresenta a evolução recente do segmento em comparação com outros formatos, que vêm registrando expansão constante nos últimos anos. Traçando um perfil desses empreendimentos, o levantamento mostra que 84% dos negócios são familiares e que a maioria deles recebe mais de 100 clientes por dia.
O levantamento também aponta fatores que influenciam no crescimento desse segmento e o comportamento de consumo do público desse canal, e traz um panorama recente da concorrência desse segmento, apresentando o avanço das redes nesse formato e os diferenciais competitivos dos pequenos.
Para acessar o estudo na íntegra, acesse aqui.