O que não pode faltar na cozinha do seu restaurante?
06/10/2015 - 16h
A cozinha de um restaurante é uma linha de produção. Para que ela desempenhe bem sua função é preciso que vários aspectos estejam alinhados. Um roteiro de trabalho, com equipamentos específicos, fará com que o trabalho flua de maneira positiva.
Equipamentos como o “patru” dão mais qualidade aos alimentos. Esse item costuma ficar entre o fogão e o espaço em que o garçom busca a comida e serve de estufa, mantendo o alimento quente até que ele chegue à mesa do cliente.
Armários abertos e geladeiras de porta de vidro facilitarão no momento da escolha dos ingredientes e dos utensílios. A cozinha de um estabelecimento deve funcionar o mais rápido possível.
Atenção ao piso! Ele deve ser antiderrapante para evitar quedas e acidentes de trabalho. Com o alto fluxo de entrada e saída e a correria da cozinha, o piso de cerâmica pode ser uma das opções mais seguras. O forro também merece atenção – ele deve ser de PVC lavável.
Outro cuidado importante é manter a luminária protegida. Se eventualmente uma lâmpada estourar, nada cairá sobre os alimentos se houver essa proteção. Com esse tipo de prevenção, equipamentos adequados e uma boa gestão, a cozinha do restaurante funcionará a pleno vapor.