O passo-a-passo para formalizar sua empresa
06/10/2015 - 14h
Dez dicas da revista Assaí Bons Negócios para quem deseja partir para a formalização de sua ideia.
- Antes de partir para a formalização, certifique-se de que gosta o suficiente do ramo escolhido. Você passará boa parte da sua vida no trabalho, então procure algo com que tenha afinidade.
- Em um mercado acirrado, é importante ter um diferencial a oferecer. Pense em algo que seus concorrentes não tenham e invista nisso para sair na frente.
- Faça uma pesquisa para garantir que o nome escolhido para a sua empresa está disponível. Seja criativo, mas evite nomes com conotação negativa.
- Na hora de efetivar a formalização, busque assessoria profissional, seja de um advogado ou de um contador, para ter um direcionamento correto sobre a melhor forma de tributação para o seu negócio.
- Com o CNPJ em mãos, é preciso ir à prefeitura ou à administração regional da sua cidade para requerer o alvará de funcionamento da empresa. Ele é a licença que permite o funcionamento do seu negócio.
- Desde o começo, crie o hábito de usar ferramentas contábeis para gerenciar seu negócio, evitando usar somente a contabilidade fiscal.
- Com a formalização, vêm todas as obrigações e encargos fiscais, por isso, organize suas finanças e reserve um capital de giro para cobrir as despesas fiscais e não ser pego de surpresa.
- Procure contratar profissionais dentro da lei para se resguardar de quaisquer problemas com a Justiça do Trabalho.
- Estando formalizado, vá a um banco para abrir sua conta de pessoa jurídica. O relacionamento como o banco ajuda nos processos de compra e venda e pode ser uma porta aberta a financiamentos para expandir negócios.
- Depois de todos esses passos, tenha em mente que são seu trabalho e sua disposição que farão com que seu negócio prospere. Seja persistente e esteja atento às oportunidades para garantir vida longa à sua empresa.