Compartilhe

Não deixe a crise abalar seu negócio

Em tempos em que o país atravessa grandes dificuldades econômicas, é natural que os empreendedores fiquem apreensivos em relação ao desempenho de suas empresas. Entretanto, mesmo com o cenário desfavorável, é possível manter o bom funcionamento dos negócios. Para isso, os empresários devem redobrar sua atenção à gestão financeira, investir no relacionamento com os clientes e apostar em inovação.

Inovação

Em sua recente passagem pelo Brasil, o americano John Kao, conhecido como o “guru da inovação”, disse que inovar é uma maneira eficiente de enfrentar crises.  Primeiro, diz ele, porque há capacidade extra, menos gente trabalhando, mais desempregos, recursos na sociedade que podem não estar sendo utilizados por causa do revés econômico. Então há mais flexibilidade para fazer coisas novas. Segundo, porque quando as coisas estão bem, as pessoas querem fazer aquilo que sabem fazer. “Muitas vezes, em tempos difíceis, as pessoas pensam que é preciso apertar as contas, gastar menos em coisas extras, quando, na verdade, esse é exatamente o momento em que se deveria gastar mais em inovação”, disse à Confederação Nacional da Indústria o especialista, que considera que os gastos com inovação não são um luxo, mas sim uma estratégia.

Gestão financeira

Em um ano de ajustes na economia é necessário organizar as finanças da empresa e prever os recursos que entram e os que saem. Esse planejamento garante que a empresa tenha um maior controle sobre seus gastos e prevê quais custos podem ser reduzidos ou até eliminados. Analisando bem esses dados é possível antever rombos no caixa com antecedência suficiente para evitá-los. Uma forma eficiente de fazer isso é desenvolver periodicamente relatórios que permitam a avaliação da saúde financeira da empresa.

Despesas

Para reduzir gastos não essenciais e eliminar desperdícios, é preciso rever todos os custos da empresa: os fixos e os variáveis. Assim é possível encontrar soluções, que podem ser, por exemplo, a terceirização de serviços secundários, ou a redução de estoque de produtos menos lucrativos.

Relacionamento com os clientes

Manter um cliente custa menos do que conquistar um novo. Por isso, é importante que os cortes de gastos não interfiram na qualidade do relacionamento. As ferramentas digitais são acessíveis e muito úteis para essa função.

Você também pode
gostar de:

mesa com pequenos potes de molhos para batata frita - Assaí Atacadista

Molhos para batata frita: aprenda receitas de lamber os dedos!

Saboreie novos molhos para batata frita e deixe a hora do lanche ainda mais gostosa!  

lupa com hamburguer com um mapa mundial no fundo - hamburgueres exóticos - Assaí Atacadista

Hambúrgueres exóticos - uma jornada gastronômica ao redor do mundo

Descubra quais são os hambúrgueres exóticos ao redor do mundo!

fundo vermelho com fita métrica relógio e prato de comida - receitas rápidas - Assaí Atacadista

4 receitas rápidas e saudáveis para comer no dia a dia

Economize tempo preparando estas receitas rápidas para comer!  

Fornecedores do Assaí.

Empresas e indústrias de confiança com produtos de qualidade!