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Montando o cardápio do restaurante

Existem diversos aspectos a serem levados em conta no momento de montar um cardápio para restaurantes e lanchonetes, desde o formato e a cor até as ordens em que serão expostos os pratos e as sobremesas. Mas o primeiro passo na montagem do cardápio é responder a três perguntas: qual é o público do seu restaurante? Quanto seus clientes podem pagar por refeição? Qual é o tipo do seu restaurante (vegetariano, churrascaria, lanches, italiano, entre outros)?

Depois de definir esses pontos passa-se ao layout do cardápio. O design é crucial. A melhor opção é por um layout simples e com fontes clean e fáceis de serem lidas. Fotos só devem ser colocadas se elas forem mais bonitas do que o prato em si. Se a foto for amadora, o efeito é contrário e não estimula a vontade de comer.

Um cardápio de página dupla é sempre a melhor opção para levar o cliente aos melhores pratos. A leitura em um cardápio de página simples é vertical e acaba atraindo mais facilmente os olhos do leitor para os preços. Por outro lado, a leitura de um cardápio de página dupla é mais complexa, nos obriga a olhar para vários lugares e, com isso, possibilita colocar os produtos mais rentáveis em partes estratégicas, por exemplo, no canto superior direito.

Seções

Muitos estabelecimentos criam algumas seções em seus cardápios, o que acaba ajudando o consumidor na escolha dos pratos e facilitando também o trabalho operacional da cozinha.

Prato do Dia – É um prato especial servido em dias fixos. Isso facilita o pedido de compras e a operação dentro da cozinha.

Menu Executivo – É uma refeição completa, composta de entrada, prato principal e sobremesa por um preço fixo, geralmente bem mais em conta ou com algum benefício.

Receitas Especiais – É importante utilizar receitas especiais para datas comemorativas (por exemplo: Dia das Mães, Páscoa, verão e inverno). Assim, você consegue prever mais facilmente suas compras e manter opções inovadoras em seu cardápio.

Sugestão do Chef – É uma criação do chef que pode ser utilizada para chamar a atenção, já que são pratos mais sofisticados ou sazonais. Essa seção também pode ser usada para a utilização de um ingrediente em excesso no estoque.

Ajuda da tecnologia

Atualmente, alguns estabelecimentos estão optando por ofertar o cardápio em tablets. A vantagem dessa tecnologia é que o pedido pode ser feito diretamente pelo dispositivo eletrônico, reduzindo a necessidade de mão de obra e também o tempo de espera do cliente; que não precisa mais aguardar o garçom atender outras mesas.

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