Compartilhe

Investindo em novos negócios

Os cafés coloniais são uma tradição gastronômica da região Sul do Brasil. Influenciados principalmente pelas culinárias alemã, italiana e polonesa, eles chamam a atenção, a primeira vista, pela fartura de comida. São bolos, tortas, geleias, cafés, chás, pães e muitas outras iguarias. Todas elas em grande quantidade.

O café colonial pode ser servido em diferentes momentos do dia. Pode ser um farto café da manhã, por exemplo, ou também um longo café da tarde, que se estenda até a noite. Pela tradição, e também pela quantidade e variedade de comida, o café colonial deve ser tomado com muita calma e, geralmente, com muita gente.

Nos cafés coloniais do Sul, as comidas dividem-se em cinco grandes categorias: os pães, os doces, os frios, as tortas e os bolos e as bebidas. Ao olhar para essa refeição desta forma, é possível adaptá-la e replicá-la em diferentes regiões do Brasil. Abaixo, listamos algumas dicas de como deixar o tradicional café colonial do Sul com “a cara” de outros estados.

Pães

Os pães do café da manhã colonial são muito variados. Broa de milho, pães de mandioca ou centeio, além da tradicional cuca, geralmente são as opções do Sul. Em outras regiões do país, eles podem ser substituídos por pão de queijo, tapioca ou acarajé.

Doces

O principal destaque da parte de doces é o apfelstrudel. Receita tradicional entre os imigrantes alemães, este folhado de maçã é comumente servido com nata. As geleias, chamadas de schmier, também fazem sucesso no café colonial da região Sul e podem ser, entre outros sabores, de laranja ou frutas vermelhas. Nessa categoria, a famosa cocada da região Nordeste, por exemplo, se encaixaria perfeitamente.

Frios

Presuntos, salames e queijos são indispensáveis em uma mesa colonial. A combinação entre o queijo e os doces, por exemplo, é uma característica das tradições germânicas. Essa não é uma seção difícil de adaptar. Os mineiros, por exemplo, têm uma tradição de excelentes queijos regionais; e no Nordeste, oferecer paçoca de carne e manteiga de garrafa pode ser uma boa solução.

Tortas e bolos

Tortas de frutas, creme ou chocolate são excelentes opções. Além do sabor, os bolos ajudam também na decoração da mesa. Podem ser servidos desde os simples bolos de fubá com erva-doce e bolo de macaxeira até receitas mais complexas, como o bolo de rolo e tortas de frutas.

Bebidas

O café é importante, mas não é a única bebida que deve ser servida. Leite quente, sucos de frutas e iogurtes são boas alternativas. Como se trata de um café da manhã, o chá não é imprescindível, mas é sempre uma boa pedida. Frutas de cada região dão um toque especial ao café colonial importado do Sul.

Você também pode
gostar de:

fundo vermelho com fita métrica relógio e prato de comida - receitas rápidas - Assaí Atacadista

4 receitas rápidas e saudáveis para comer no dia a dia

Economize tempo preparando estas receitas rápidas para comer!  

pessoas diversas conversando sobre gestão de restaurante com papeis na mesa - Assaí Atacadista

Gestão de restaurante: 8 mandamentos para o sucesso

Os conhecimentos básicos sobre gestão de restaurante estão aqui

Chá com Água Gelada: entre nessa tendência deliciosa com Leão!

Inove no consumo de bebidas, com o Chá com Água Gelada da Leão!  

Fornecedores do Assaí.

Empresas e indústrias de confiança com produtos de qualidade!