Compartilhe

Investindo em novos negócios

Os cafés coloniais são uma tradição gastronômica da região Sul do Brasil. Influenciados principalmente pelas culinárias alemã, italiana e polonesa, eles chamam a atenção, a primeira vista, pela fartura de comida. São bolos, tortas, geleias, cafés, chás, pães e muitas outras iguarias. Todas elas em grande quantidade.

O café colonial pode ser servido em diferentes momentos do dia. Pode ser um farto café da manhã, por exemplo, ou também um longo café da tarde, que se estenda até a noite. Pela tradição, e também pela quantidade e variedade de comida, o café colonial deve ser tomado com muita calma e, geralmente, com muita gente.

Nos cafés coloniais do Sul, as comidas dividem-se em cinco grandes categorias: os pães, os doces, os frios, as tortas e os bolos e as bebidas. Ao olhar para essa refeição desta forma, é possível adaptá-la e replicá-la em diferentes regiões do Brasil. Abaixo, listamos algumas dicas de como deixar o tradicional café colonial do Sul com “a cara” de outros estados.

Pães

Os pães do café da manhã colonial são muito variados. Broa de milho, pães de mandioca ou centeio, além da tradicional cuca, geralmente são as opções do Sul. Em outras regiões do país, eles podem ser substituídos por pão de queijo, tapioca ou acarajé.

Doces

O principal destaque da parte de doces é o apfelstrudel. Receita tradicional entre os imigrantes alemães, este folhado de maçã é comumente servido com nata. As geleias, chamadas de schmier, também fazem sucesso no café colonial da região Sul e podem ser, entre outros sabores, de laranja ou frutas vermelhas. Nessa categoria, a famosa cocada da região Nordeste, por exemplo, se encaixaria perfeitamente.

Frios

Presuntos, salames e queijos são indispensáveis em uma mesa colonial. A combinação entre o queijo e os doces, por exemplo, é uma característica das tradições germânicas. Essa não é uma seção difícil de adaptar. Os mineiros, por exemplo, têm uma tradição de excelentes queijos regionais; e no Nordeste, oferecer paçoca de carne e manteiga de garrafa pode ser uma boa solução.

Tortas e bolos

Tortas de frutas, creme ou chocolate são excelentes opções. Além do sabor, os bolos ajudam também na decoração da mesa. Podem ser servidos desde os simples bolos de fubá com erva-doce e bolo de macaxeira até receitas mais complexas, como o bolo de rolo e tortas de frutas.

Bebidas

O café é importante, mas não é a única bebida que deve ser servida. Leite quente, sucos de frutas e iogurtes são boas alternativas. Como se trata de um café da manhã, o chá não é imprescindível, mas é sempre uma boa pedida. Frutas de cada região dão um toque especial ao café colonial importado do Sul.

Você também pode
gostar de:

familia feliz com mulher negra homem branco e bebe com trajes de natal e uma arvore de natal no fundo - Assaí Atacadista - final de ano

Final de ano: 6 dicas mágicas para ter um mês tranquilo

Prepare-se para as festas e ganhe mais energia para curtir o final de ano sem dor de cabeça!

panetone com cobertura branca em um suporte com o fundo cheio de decorações natalinas - Assaí Atacadista - panetone artesanal

4 receitas deliciosas de panetone artesanal para fugir do óbvio

Aprenda a fazer panetone artesanal com receitas fáceis e saborosas que combinam com a magia do Natal!

homem branco garçom em um restaurante com decorações natalinas - Assaí Atacadista - marketing sensorial

Marketing sensorial: o segredo para a magia do natal nos negócios

Encante a clientela melhorando a estratégia de Natal do seu negócio com o marketing sensorial!

Fornecedores do Assaí

Empresas e indústrias de confiança com produtos de qualidade!