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Hambúrguer para todos os paladares

Preparada com ingredientes nobres e exóticos, a culinária do hambúrguer está agradando mais o paladar dos consumidores. Servidos com molhos artesanais, batata frita e outros componentes suculentos, esses lanches passaram a ser mais procurados e engordam a receita das hamburguerias, um negócio em alta no Brasil, que atrai novos competidores. Em busca de uma fatia saborosa desse negócio, eles chegam ao mercado com uma proposta de atendimento diferenciada em balcão para que os clientes fiquem mais tempo em seus restaurantes, deixando para trás o estigma de que esses sanduíches são de consumo rápido.

Dados da consultoria Food Service da GS&MD – Gouvêa de Souza revelam que as hamburguerias movimentaram em 2014 aproximadamente R$ 20 bilhões, o equivalente a 50% da receita das redes de fast food no país, que geraram no ano passado em torno de R$ 40 bilhões, somando vendas de gigantes como McDonald's, Bob’s, Burger King e Giraffas. Segundo o levantamento, existem atualmente cerca de 50 cadeias de restaurantes no Brasil que oferecem hambúrguer. Entretanto, há inúmeras de menor porte que abriram as portas nos últimos anos, alimentadas, sobretudo, pela mudança de hábito dos brasileiros, que têm comido mais fora de casa.

Somente na cidade de São Paulo, batizada pela revista Veja São Paulo de “a capital do hambúrguer”, o número de estabelecimentos especializados nesse gênero subiu de 50 para 300 lanchonetes, de acordo com a consultoria Instituto Gastronomia. A pesquisa mostra que esse tipo de restaurante foi o que mais cresceu na cidade, com um salto de 575% em uma década.

A pesquisa da Food Service da GS&MD – Gouvêa de Souza aponta que 60% dos consumidores de hambúrguer no Brasil gostam de saboreá-lo em restaurantes. Outra constatação é que boa parte deles frequenta essas lanchonetes na hora do almoço, consumindo hambúrguer como uma refeição – comportamento que tem desafiado os empreendedores a criar receitas mais elaboradas e encontrar soluções criativas para atrair clientela no período da noite, com cardápios para happy hour e jantar.

"Estão surgindo restaurantes com proposta diferenciada de atendimento, com espaços onde as pessoas podem sentar e saborear seu hambúrguer tranquilamente com os amigos. O brasileiro quer experimentar novos sabores, mas valoriza muito a experiência do lugar. Por isso, estamos vendo alguns empresários inovando, com restaurantes temáticos que oferecem estacionamento e conveniência aos clientes", constata Caio Gouvêa, diretor da Food Service da GS&MD – Gouvêa de Souza.

Aos novos empreendedores que querem disputar uma fatia saborosa do mercado de hamburgueria, a recomendação é que tracem um plano de negócios cuidadoso apoiado no seguinte tripé: cardápio a ser ofertado, ponto de venda com potencial de crescimento e público-alvo a ser atingido.

O segmento oferece várias oportunidades, mas exige muita experiência e preparação para entrada. Para Caio Gouvêa, a forma de encurtar o caminho é uma rede de franquia que já possui um modelo de operação montado.

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