Estrangeiros no Brasil
30/03/2016 - 16h
O Brasil está na mira dos estrangeiros que gostam de viajar, afinal, o câmbio está mais favorável para eles aproveitarem as férias em terras brasileiras. O Carnaval deste ano já foi uma prova de que gente do mundo inteiro está com os olhos voltados para cá. No Rio de Janeiro, por exemplo, houve um crescimento de 40% na venda de ingressos para o desfile das escolas de samba em comparação a 2015, a grande maioria destinada a turistas estrangeiros. Já em Santa Catarina, 20,5% do total de 2,5 milhões de visitantes nos dez primeiros dias de fevereiro eram de fora do país.
Os estrangeiros chegam dispostos a conhecer a cultura e os ingredientes locais; por isso, o seu estabelecimento precisa estar preparado para receber bem esse turista. Assim, você garante que ele entenda o que é o seu produto e tenha interesse de comprar e de voltar mais vezes. Faça um check-list em todas as áreas do seu negócio e trate bem o turista!
- Tenha cardápios em inglês e espanhol.
- Incentive os cargos de gerência a investirem em cursos de idiomas.
- Faça uma divulgação do seu negócio próximo a hotéis e pontos turísticos direcionada para estrangeiros.
- Aceite cartão de crédito, pois a maioria anda com pouco dinheiro em espécie.
- Ofereça mapas da cidade.
- Tenha um site bilíngue.
- Disponibilize wi-fi gratuito, afinal, a maioria dos turistas não tem plano de internet internacional.
- Ingredientes regionais chamam a atenção: dê destaque para esse tipo de prato na gôndola ou no cardápio.