Compartilhe

Erros mais comuns entre gestores em tempos de crise

A forma que chefes e gestores lidam com seus funcionários durante um momento de crise influencia negativamente não apenas o clima da empresa, mas também seus resultados.

Nessas fases de dificuldade, erros de comunicação e de orientação podem gerar aumento de rotatividade, queda na qualidade do que é produzido e ainda problemas na imagem da empresa como um todo.

Acompanhe os 5 erros mais comuns cometidos por gestores em cenários de insegurança:

  1. Não contar a verdade aos funcionários. Pressupor que quem trabalha na sua equipe não conseguirá lidar com a verdade pode trazer muitos problemas. Reúna seu time e fale sobre a situação da empresa – por mais que seja um momento de retração. Isso diminui as incertezas e passa a sensação de que o líder está no comando. Use o histórico da empresa para apresentar um cenário otimista: conte de outras crises, da superação de outros desafios e dos planos para o futuro.
  2. Colocar a culpa em chefes superiores. Ao informar más notícias, é comum que alguns gestores transfiram a responsabilidade para superiores, passando a ideia de que aquela decisão não é deles. Foque na apresentação das mudanças, explique os motivos e informe o cenário atual.
  3. Achar que as pessoas têm sorte de estar naquele emprego. Independente de como o cenário econômico esteja, funcionários capacitados e talentosos têm opções no mercado – logo, não é bom perde-los. Não trate como verdade absoluta a crença de que quando a economia está ruim, as pessoas devem se sentir felizes apenas por terem um emprego.
  4. Fazer reuniões demais. Você sabia que uma pesquisa constatou que 27% dos trabalhadores acham que as reuniões são a maior fonte de perda de tempo? Não é preciso extingui-las, mas faça reuniões apenas quando for necessário.
  5. Transformar o trabalho em uma missão impossível. Com cortes, é comum que o gestor acabe fazendo com que seus funcionários acumulem o trabalho de mais pessoas. Determine que tarefas são críticas e indique-as como foco. Para tarefas secundárias, busque profissionais temporários ou reorganize o calendário para adiá-las.

Você também pode
gostar de:

decoração de natal em uma mesa e arvore de natal - assaí atacadista

Decoração de Natal: 3 ideias criativas para sua casa

Inove na decoração de Natal da sua casa com estas dicas do Assaí!

empreendedor homem branco com touca de natal trabalhando - natal e ano novo no assaí atacadista

4 ações de Natal para pequenos negócios lucrarem

Descubra como aproveitar o Natal e alavancar as vendas do seu comércio!

pessoa organizando a agenda para o fim de ano - Assaí Atacadista

Final de ano chegando: veja como se preparar!

O final de ano chegou! Saiba como preparar sua casa com as dicas do Assaí!