Compartilhe

Erros mais comuns entre gestores em tempos de crise

A forma que chefes e gestores lidam com seus funcionários durante um momento de crise influencia negativamente não apenas o clima da empresa, mas também seus resultados.

Nessas fases de dificuldade, erros de comunicação e de orientação podem gerar aumento de rotatividade, queda na qualidade do que é produzido e ainda problemas na imagem da empresa como um todo.

Acompanhe os 5 erros mais comuns cometidos por gestores em cenários de insegurança:

  1. Não contar a verdade aos funcionários. Pressupor que quem trabalha na sua equipe não conseguirá lidar com a verdade pode trazer muitos problemas. Reúna seu time e fale sobre a situação da empresa – por mais que seja um momento de retração. Isso diminui as incertezas e passa a sensação de que o líder está no comando. Use o histórico da empresa para apresentar um cenário otimista: conte de outras crises, da superação de outros desafios e dos planos para o futuro.
  2. Colocar a culpa em chefes superiores. Ao informar más notícias, é comum que alguns gestores transfiram a responsabilidade para superiores, passando a ideia de que aquela decisão não é deles. Foque na apresentação das mudanças, explique os motivos e informe o cenário atual.
  3. Achar que as pessoas têm sorte de estar naquele emprego. Independente de como o cenário econômico esteja, funcionários capacitados e talentosos têm opções no mercado – logo, não é bom perde-los. Não trate como verdade absoluta a crença de que quando a economia está ruim, as pessoas devem se sentir felizes apenas por terem um emprego.
  4. Fazer reuniões demais. Você sabia que uma pesquisa constatou que 27% dos trabalhadores acham que as reuniões são a maior fonte de perda de tempo? Não é preciso extingui-las, mas faça reuniões apenas quando for necessário.
  5. Transformar o trabalho em uma missão impossível. Com cortes, é comum que o gestor acabe fazendo com que seus funcionários acumulem o trabalho de mais pessoas. Determine que tarefas são críticas e indique-as como foco. Para tarefas secundárias, busque profissionais temporários ou reorganize o calendário para adiá-las.

Você também pode
gostar de:

bolo de laranja com creme - cardápio de outono - Assaí Atacadista

Cardápio de outono: 4 delícias da confeitaria para desfrutar

Conheça doces maravilhosos para incluir no cardápio de outono do seu negócio!  

pessoas diversas brindando com bebidas diferentes - bebidas e comidas que combinam - assaí atacadista

Encontro de sabores - bebidas e comidas que combinam perfeitamente

Vamos contar quais são as bebidas e comidas que combinam, ajudando você a aproveitar melhor as refeições!  

mulher preta e mulher asiática preparando uma receita de salada felizes na cozinha - Assaí Atacadista

Receita de salada: 3 opções coloridas e saudáveis

Veja como fazer uma receita de salada e melhore sua alimentação

Fornecedores do Assaí.

Empresas e indústrias de confiança com produtos de qualidade!