Empreender: o sonho do próprio negócio
15/05/2017 - 12h
Pesquisas apontam um interesse maior dos profissionais em empreender
Do verbo transitivo indireto e pronominal, a palavra “sonhar” significa desejar algo com insistência. Pensar muito em algo. Almejar. E é essa energia que toma forma e atualmente representa o comportamento frequente de brasileiros na hora de empreender.
A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) pontua, em pesquisa, que dois a cada três jovens brasileiros planejam empreender. Esse dado reflete, além da alternativa de buscar o sucesso, uma iniciativa de ser dono do próprio negócio.
Seja por qualidade de vida, realização de um sonho ou a possibilidade de ser seu próprio chefe, o objetivo de abrir o próprio negócio é o retrato atual da juventude. E essa busca pelo sucesso profissional vem acompanhada de alguns desafios.
O IBGE divulgou que 52% das novas empresas continuarão no mercado após o quarto ano de existência. A pesquisa foi realizada em 2016 e faz uma alerta as estatísticas para empreender. E os outros 48%?
Em busca do sucesso em empreender!
Para ficar mais próximo ao sucesso na hora de empreender, além de muito planejamento, é necessário tomar algumas providências. O primeiro passo é estudar detalhadamente o ramo de atividade e conhecer bem o público-alvo.
Caso o empreendimento tenha um ponto físico, ele deve ser escolhido de forma estratégica. Além disso, os planejamentos de marketing, finanças e vendas devem ser bem definidos para que não haja nenhuma falha durante o processo de empreender.
Mas sem desânimo!
A trajetória para criar o próprio negócio não é fácil e exige, além de muita força de vontade, muita resiliência. O ato de empreender possui um mercado promissor e nem sempre ele é convencional. Às vezes, é necessário usar da criatividade para se diferenciar. O co-fundador e CEO da Netflix, Reed Hastings, destaca isso em uma frase: “não tenha medo de mudar o modelo”.
A originalidade é peça-chave para o êxito do empreendimento. Investir no próprio negócio não é uma ciência exata e requer testes e muito trabalho duro. A ilusão de que tudo é muito bom, alegre e fácil não é real. Para empreender é preciso perseverar, planejar, ter pés no chão e estar preparado para o que vier.