Compartilhe

Empreendedorismo social inspira boas ideias

Como o empreendedorismo social pode influenciar o mercado?

Empreender não é apenas a arte de gerar um novo negócio com base nos lucros. Vai muito além de se ter uma grande ideia e de autossustentar o projeto. A cada ano que passa, o mercado vem modificando o conceito e criando novas necessidades, como é o caso do empreendedorismo social.

Um híbrido de intervenção governamental e puro empreendedorismo de negócios, o empreendedorismo social une lucratividade com impactos positivos na sociedade, sempre tendo como ponto central a resolução de algum problema social.

Normalmente, o empreendedorismo social foca em um grupo específico de pessoas, com o objetivo de melhorar a qualidade permanentemente. Às vezes, essas mudanças atingem outros nichos sociais, que também compõem as fases desses processos.

“O empreendedorismo social pode mudar a sociedade a partir do momento em que se configura como um modelo de negócios que encara o lucro como resultado de uma utilidade que leva para a sociedade”, explica o Diretor de Marketing e Inovação da ASID Brasil, Luiz Hamilton. A ONG é especializada em dar suporte de gestão para instituições filantrópicas, focadas em pessoas com deficiência mental e física. Além de unir experiências corporativas com atividades sociais.

Cada ano que passa, a preocupação por ter um trabalho que faça a diferença vem crescendo entre os profissionais. A pesquisa da Deloitte mostra que 73% dos millennials se preocupam em ter uma carreira profissional atrelada a um propósito social. Assim, vale ressaltar que o trabalho em troca do salário não inspira a nova geração. Para Hamilton, da ASID Brasil, existem inúmeras possibilidades para unir o lucro empresarial e as ações sociais. ”A visão corporativa traz elementos que, bem aproveitados, podem sim resultar no alívio de problemas sociais”.

E na prática?

Você deve estar se perguntando se na prática esse conceito funciona. Sim, funciona! E muitas empresas sociais estão crescendo no mercado. A efetividade é tanta, que há quatro anos, o Brasil tinha apenas um fundo de investimento voltado para negócios sociais. Nos últimos anos, o país somou mais de vinte, que entre 2014 e 2015, levantaram mais de US$ 100 milhões em investimentos direcionados a empresas de impacto social. O levantamento foi realizado pela Força Tarefa Brasileira de Finanças Sociais, que tem o objetivo de articular uma rede de relações para atrair investidores, empreendedores, governos e parceiros. E ainda aponta que  o campo das Finanças Sociais movimentará R$ 50 bilhões ao ano até 2020.

Você também pode
gostar de:

mesa com pequenos potes de molhos para batata frita - Assaí Atacadista

Molhos para batata frita: aprenda receitas de lamber os dedos!

Saboreie novos molhos para batata frita e deixe a hora do lanche ainda mais gostosa!  

lupa com hamburguer com um mapa mundial no fundo - hamburgueres exóticos - Assaí Atacadista

Hambúrgueres exóticos - uma jornada gastronômica ao redor do mundo

Descubra quais são os hambúrgueres exóticos ao redor do mundo!

fundo vermelho com fita métrica relógio e prato de comida - receitas rápidas - Assaí Atacadista

4 receitas rápidas e saudáveis para comer no dia a dia

Economize tempo preparando estas receitas rápidas para comer!  

Fornecedores do Assaí.

Empresas e indústrias de confiança com produtos de qualidade!