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Dicas para um buffet atrativo

O formato self service é um dos mais apreciados pelos brasileiros quando o assunto é refeição fora de casa. Além de ofertar muitas opções, esse modelo confere liberdade ao cliente, que seleciona a quantidade de comida que quer consumir e de acordo com o que deseja pagar. Ao buscar por um restaurante nesse formato, o consumidor pode se deparar com balcões mais ou menos atrativos, dependendo dos cuidados e investimentos do empreendedor. Para que o seu negócio seja a escolha número um dos clientes, conheça algumas dicas valiosas de como manter o seu buffet atrativo:

  1. Opções: invista em um cardápio variado e criativo. Oferecer sempre a mesma opção pode afugentar os clientes. Um prato específico por dia da semana pode ser bacana. Os demais precisam ser alternados. Analise se todas as opções se completam, entre os pratos quentes e frios. E claro, disponibilize opções de sobremesas para todos os gostos.
  2. Higiene: um balcão limpo é crucial para o sucesso do restaurante. Sempre que houver restos de alimentos, limpe. Ele deve permanecer impecável. O protetor salivar, nesse caso, é mais que obrigatório.
  3. Praticidade: estruture o balcão de maneira que ele seja acessível, prático e que permita aos clientes alcançarem os alimentos facilmente. Os acessórios e talheres devem estar sempre dispostos ao lado das bandejas e o ideal é que a circulação seja bilateral, para evitar a formação de grandes filas.
  4. Ordem: o balcão deve começar pela salada de folhas, depois as de raízes e, então, as saladas de grão. Após as saladas é a vez das guarnições (massas, arroz e feijão), na sequência os pratos quentes, que variam de acordo com o dia. Por fim, as carnes e depois as sobremesas.
  5. Sinalização dos pratos: cada prato deve ter uma pequena descrição para facilitar a escolha do cliente. Se for uma receita muito diferente das servidas no dia a dia, vale uma etiqueta contendo os ingredientes.
  6. Apresentação: os alimentos expostos nas bandejas devem estar com uma apresentação perfeita. Escale funcionários para cuidar desse aspecto e também da reposição, para que as bandejas não fiquem vazias. As pessoas costumam “comer com os olhos”, por isso, o visual conta como forte atrativo.
  7. Temperatura: os alimentos devem estar sempre em sua temperatura ideal e o que for frio, pode ser resfriado pelo próprio sistema dos balcões. Alimentos mornos desagradam os clientes.
  8. Molhos: mantenha uma boa variedade de molhos para saladas e outros pratos. Esse é um ótimo diferencial.

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