Dicas para padronizar as receitas em seu restaurante
27/07/2015 - 13h
A porção de alimentos servida em um restaurante deve manter um padrão. Tal regra é muito importante e está diretamente ligada à satisfação da clientela. Sabe por quê? Caso um cliente peça por um prato que já experimentou em outra ocasião e a quantidade de comida vier menor, ele pode sair frustrado do seu restaurante. O mesmo vale para dogueiros, pasteleiros e donos de pizzarias. Qualquer porção a menos é percebida de imediato pelo cliente.
Para que isso não aconteça, é importante que a equipe se mantenha fiel à receita. Um item que facilita essa organização é a ficha técnica. Ela pode ser feita durante o preparo do prato e deve seguir essas regras:
- Nome do prato.
- Ingredientes.
- Quantidade de ingredientes.
- Tempo e modo de preparo.
- Custo da receita.
- Rendimento.
Uma dica para que a porção seja sempre a mesma, é tirar uma foto do prato e incluir na ficha. Assim, a apresentação pode seguir um padrão e todos os detalhes serão mantidos. Quem cuida da administração do restaurante, também pode ter um modelo da ficha técnica para conhecimento dos custos. Alguns modelos de fichas técnicas estão disponíveis no site do Sebrae (item 1.3 - elaboração de fichas técnicas)