Dicas para agradar ao público vegetariano
28/07/2015 - 14h
Dados do Ibope apontam que cerca de 9% da população brasileira se declara vegetariana. Do ponto de vista dos empresários de alimentação, existe um enorme público a ser conquistado. A disputa por esse mercado tem aumentado a qualidade dos produtos oferecidos e hoje, os bons restaurantes vegetarianos vão muito além da salada.
Antes associada à comida insossa e sem cor, atualmente, a alimentação natural aparece de forma criativa, atraente e variada. Um cardápio vegetariano pode ser tão diversificado e saboroso quanto o de restaurantes convencionais. Mas para oferecer esse serviço com a qualidade demandada pelo público, o empresário deve, antes de tudo, entender um pouco mais sobre o vegetarianismo.
De acordo com a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), estas são as classificações do vegetarianismo:
- Ovolactovegetarianismo: utiliza ovos, leite e laticínios na sua alimentação.
- Lactovegetarianismo: utiliza leite e laticínios na sua alimentação.
- Ovovegetarianismo: utiliza ovos na sua alimentação.
- Vegetarianismo estrito: não utiliza nenhum produto de origem animal na sua alimentação.
Existem diversos motivos que levam uma pessoa a se tornar vegetariana. Os empresários que têm interesse em servir esse público devem prestar atenção, principalmente, a dois destes motivos: a saúde e o meio ambiente.
De acordo com a SVB, o consumo de carnes está diretamente associado ao risco aumentado de doenças crônicas e degenerativas como diabetes, obesidade, hipertensão e alguns tipos de câncer. Além disso, a Sociedade Vegetariana cita ainda dados que apontam que o setor pecuário é o maior responsável pela erosão de solos e contaminação de mananciais aquíferos do mundo.
Sendo assim, o empresário deve levar em conta que um restaurante vegetariano, para se destacar no mercado, deve ter um forte apelo sustentável e de saúde. Além de oferecer alternativas às carnes, trabalhar com alimentos orgânicos é um grande diferencial no setor. Além de não conter agrotóxicos, esses alimentos são produzidos com técnicas que buscam preservar o meio ambiente.
Cardápio
Outro aspecto que o empresário deve ficar atento é que não basta retirar a carne do menu para agradar ao público vegetariano. Todo o cardápio deve ser reformulado levando em conta a demanda dessas pessoas por alimentos sustentáveis e saudáveis. Além disso, devem ser oferecidas também alternativas para o consumo de proteína animal. Com o crescimento do mercado, novas fontes de proteína surgem o tempo todo. Os substitutos mais populares da proteína animal têm sido os cogumelos, os grãos e a soja.