Dez dicas para transformar o seu negócio em 2016
18/01/2016 - 18h
- Tenha clareza de propósito: o que você quer entregar ao seu cliente? Pergunte-se: qual é a razão que traz o meu cliente à minha loja ou ao meu restaurante? Ou: o que o faz comprar a minha marca?
- Busque conhecimento: sobre o mercado em que atua, concorrentes e parceiros e, sobretudo, sobre seu cliente. Seja capaz de desenvolver ações direcionadas e efetivas na criação do seu diferencial competitivo e para atrair, engajar, converter e reter o cliente.
- Foque no shopper e no consumidor: em cada ação que for desenvolver, pergunte-se: faz sentido para o meu cliente? E para eu atingir meus objetivos e estratégias?
- Busque uma operação sem falhas e com maior eficiência: tenha excelência operacional, aperfeiçoando e simplificando processos. Agilize a tomada de decisão, elimine e/ou minimize os desperdícios e perdas, e reduza seus custos.
- Invista na equipe: é importante racionalizar a estrutura organizacional e engajar a equipe para serem pessoas cativantes, motivadas e treinadas.
- Adote uma comunicação eficaz: programa de comunicação contínua e efetiva, com linguagem simples e conectada aos seus clientes.
- Faça monitoramento contínuo: mapear o próprio desempenho, o mercado, os concorrentes e os consumidores para avaliar o que deve ser mantido, melhorado e/ou implementado. “O que não é monitorado, não poderá ser melhorado e, com o tempo, poderá se deteriorar”.
- Cuide de cada detalhe: o varejo é feito de detalhes! Cuide de cada um deles: ambiente, organização, sortimento adequado, exposição, comunicação, sinalização e precificação.
- Busque parceiros estratégicos: combine as forças intelectuais e organizacionais de cada um para obter o efeito máximo de um plano de marketing bem direcionado ao shopper.
- Execute com excelência: entregue aquilo que promete e certifique-se de que esteja alinhado às expectativas dos seus clientes.