Compartilhe

Desvendando mitos sobre a carne de porco

A carne de porco é a proteína animal mais consumida no mundo todo (64%, contra 27% da bovina e 8% da carne de frango). Uma das poucas exceções neste cenário é o Brasil, onde ela aparece em terceiro lugar. Um dos motivos para esse baixo consumo no país é porque aqui a carne ficou com fama de gordurosa. Apesar de hoje a situação ser distinta, a fama tem suas razões de existir.

No Brasil, até a década de 1980, o porco era criado com a principal finalidade de produzir banha, já que não havia óleos vegetais e todos os alimentos eram preparados com ela, inclusive a conservação dos alimentos, pois as geladeiras não eram tão difundidas no país. Nessa época, o ideal era que o animal pesasse até 300 quilos. Hoje, um animal médio, pesa em torno de 110 quilos e sua gordura foi reduzida em até 80%, porque o objetivo agora é a carne, e não mais a banha.

Além de ser gordurosa, decorreu desta época também a fama de que a carne de porco era prejudicial à saúde. Hoje é possível dizer que isso é um mito, mas quando os porcos eram criados com pouca supervisão, essa precaução tinha fundamento. Isso porque as condições precárias de higiene em que os animais eram criados levavam à proliferação de doenças. A cisticercose, por exemplo, passou a representar um problema de saúde e fez com que muita gente não recomendasse o consumo desse tipo de carne. Entretanto, atualmente na criação de porcos a possibilidade de contaminação é muito baixa, quase inexiste.

Porém, ainda que as condições sanitárias na criação dos porcos tenham avançado muito, alguns cuidados continuam sendo indispensáveis para seu consumo. Assim como outros animais, o porco pode ser hospedeiro de muitos parasitas e doenças em potencial, por isso não é recomendado o consumo de sua carne crua ou mal passada.

Você também pode
gostar de:

familia feliz com mulher negra homem branco e bebe com trajes de natal e uma arvore de natal no fundo - Assaí Atacadista - final de ano

Final de ano: 6 dicas mágicas para ter um mês tranquilo

Prepare-se para as festas e ganhe mais energia para curtir o final de ano sem dor de cabeça!

panetone com cobertura branca em um suporte com o fundo cheio de decorações natalinas - Assaí Atacadista - panetone artesanal

4 receitas deliciosas de panetone artesanal para fugir do óbvio

Aprenda a fazer panetone artesanal com receitas fáceis e saborosas que combinam com a magia do Natal!

homem branco garçom em um restaurante com decorações natalinas - Assaí Atacadista - marketing sensorial

Marketing sensorial: o segredo para a magia do natal nos negócios

Encante a clientela melhorando a estratégia de Natal do seu negócio com o marketing sensorial!

Fornecedores do Assaí

Empresas e indústrias de confiança com produtos de qualidade!