Coquetéis, um bom negócio
09/12/2015 - 13h
Bonitos, refrescantes, cheios de cores e sabor. O encanto com a arte de misturar diferentes ingredientes e bebidas alcoólicas já existe há muito tempo. A história mostra que o amadurecimento da técnica de manipulação e combinação de bebidas aconteceu na Inglaterra, por volta do século XIX. A popularização se deu nos Estados Unidos, durante o período da Lei Seca, quando era necessário usar mais ingredientes para disfarçar o sabor pouco agradável das bebidas clandestinas.
Hoje, os coquetéis estão presentes em cardápios de diversos bares e restaurantes. Para incentivar as vendas, é importante ter um diferencial entre os funcionários da equipe. Contar com um bartender – que é o profissional que faz os drinks –, pode ser um ótimo atrativo para o local. Além de ficarem melhores, um profissional irá caprichar na apresentação da bebida, o que também será um ponto positivo. Não se esqueça de valorizar bebidas de qualidade e trabalhar na elaboração de um cardápio que inclua uma boa variedade de coquetéis para agradar uma grande quantidade de paladares. A elaboração de um bom cardápio de drinks é capaz de fidelizar a clientela e ainda garantir novos clientes. É, também, uma ótima fatia de mercado: de acordo com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), a venda de bebidas alcoólicas representa de 40 a 60% do faturamento do setor.