Como treinar funcionários com rapidez para a sua bomboniere
24/07/2015 - 19h
Ao contratar novos funcionários para a sua bomboniere, saiba a importância de um treinamento de primeira – é esse aspecto que irá fazer toda a diferença. Quando um novo colaborador entra na sua empresa, ele deve ser orientado sobre as práticas adotadas, principalmente em relação aos produtos.
A maneira mais eficaz para realizar esse treinamento é o método presencial. A opção mais viável para os pequenos negócios é deixar uma pessoa com experiência no serviço responsável por acompanhar o funcionário recém-chegado, durante um período determinado. Assim, ele irá aprender na prática a solucionar questões que envolvem o cotidiano do negócio, além de ter um “mentor” quando surgirem dúvidas.
O recém-chegado deve, logo no início, entrar em contato com a equipe e conhecer os clientes. Isolar o funcionário pode desmotivá-lo logo no princípio da jornada. Mostre todas as áreas da empresa, peça que os colegas expliquem o trabalho realizado em cada uma delas e coloque o novo funcionário na ativa já no primeiro dia, demonstrando confiança e reconhecimento pelo seu esforço.
Caso haja a necessidade do aprendizado operacional, ao final do treinamento, é indicado que o funcionário demonstre o que aprendeu. Uma maneira eficiente de realizar essa avaliação é acompanhando um dia de trabalho de perto ou, até mesmo, pedindo que outros profissionais da equipe deem um parecer a respeito das atividades desenvolvidas pelo novo colaborador.
Entregar manuais sobre a empresa também é essencial para que ele se aproxime das regras e dos conceitos. A missão e os valores da empresa devem ser repassados de maneira clara, assim como possíveis práticas que não são comuns aos concorrentes. Uma sugestão é organizar um roteiro de treinamento contendo um passo a passo dos pontos mais importantes a serem repassados. Esse guia pode auxiliar toda a equipe.