Compartilhe

Como organizar o buffet do seu restaurante

Os restaurantes self-service são chamados dessa forma graças ao conceito de autosserviço, em que o próprio consumidor escolhe o alimento e o coloca em seu prato. Nesse sistema, além da qualidade dos alimentos, o proprietário do estabelecimento deve se preocupar com a apresentação e organização dos itens. Se você tem um restaurante e quer saber qual é a melhor forma de dispor pratos, confira algumas dicas que podem ajudar:

  1. As saladas de folhas, seguidas das raízes, devem estar dispostas na primeira parte do buffet. Já os itens como tomates e pepinos devem vir na sequência, seguidos pelos grãos.
  2. Após as saladas, devem vir os condimentos, molhos para saladas e temperos.
  3. As guarnições como arroz, feijão e massas devem ser os primeiros pratos quentes dispostos em um serviço de buffet tradicional.
  4. Os pratos quentes considerados diferenciados e que não são servidos rotineiramente devem ser colocados entre as guarnições e as carnes.
  5. Por último, as carnes podem ser servidas no final do balcão, acompanhadas por farinhas temperadas e outros condimentos.
  6. Caso sejam servidos caldos ou sopas, eles devem ser colocados, se possível, antes das saladas.
  7. Se forem servidas frutas, elas devem estar dispostas separadas dos pratos quentes e das saladas.
  8. As sobremesas devem ficar, de preferência, em local separado da estrutura do buffet principal de comidas.

Vale lembrar que restaurantes que oferecem serviço de buffet ou comida por quilo precisam estar atentos aos balcões de distribuição no sentido de garantir que os alimentos fiquem dispostos de maneira segura, sem contaminação. Algumas dicas são bem válidas, como o uso de pegadores de cabo longo para manter as mãos dos clientes longe do recipiente de comida. Colocar um suporte para apoiar os pegadores também é importante.

Para evitar qualquer contaminação, as temperaturas devem ser bem controladas. Alimentos quentes, por exemplo, podem ficar expostos a 60 °C por, no máximo, seis horas. Já os alimentos frios não podem exceder os 5 °C e precisam de reposição após quatro horas.

Outra dica importante é não exagerar na quantidade de comida disponível nas cubas, já que alguns alimentos, como massas ou preparações com molho, podem cozinhar demais ou ressecar após determinado tempo de exposição ao calor.

Você também pode
gostar de:

Chá com Água Gelada: entre nessa tendência deliciosa com Leão!

Inove no consumo de bebidas, com o Chá com Água Gelada da Leão!  

relógio de ponteiro amarelo com papel atrás - economia de tempo - Assaí Atacadista

Economia de tempo: 5 estratégias para ser mais produtivo

Veja como praticar a economia de tempo e tenha uma rotina mais produtiva!

caixas e gondolas com produtos na loja do Assaí Atacadista de Jóquei - BA

Serviços do Assaí: conheça as facilidades do atacado para você!

Conheça os serviços do Assaí Atacadista e venha fazer suas compras economizando!

Fornecedores do Assaí.

Empresas e indústrias de confiança com produtos de qualidade!