Como e quando ajustar os preços
23/10/2015 - 16h
A precificação correta é um dos grandes passos para o sucesso ou o fracasso de um negócio. Apesar de ser uma boa estratégia para aumentar o lucro, corre-se o risco não apenas de reduzir as vendas, mas também de gerar má reputação para o estabelecimento. Por isso, todo cuidado e estudo é pouco na hora de alterar os valores dos produtos, principalmente em momentos delicados da economia. Em algumas situações, a alteração é quase inevitável. Se o seu fornecedor realizou mudanças no valor de algum item que você oferece, por exemplo, chegará o momento em que essa variação terá que ser repassada para os consumidores finais.
Há, no entanto, algumas formas de fazer essa alteração sem espantar a clientela.
- Seja flexível quando se trata da margem unitária dos produtos. Em alguns momentos, vale mais a pena perder ou empatar o resultado em um produto e ganhar margem na compra total. Dependendo da importância do produto e do preço que você colocar nele, alguns clientes estarão dispostos a pagar mais caro por outros itens para não precisar ir a várias lojas.
- Diferenciais, muitas vezes, são um bom motivo para que o cliente escolha comprar de você, por mais que encontre valores mais atrativos em outros estabelecimentos. Diferentes formas de pagamento, atendimento rápido e variedade de produtos, por exemplo, são algumas boas opções.