Compartilhe

Bebidas festivas podem ser harmonizadas com pratos leves

Mais consumido no verão e em datas festivas, o espumante costuma ser uma bebida servida como aperitivo ou sobremesa, além de harmonizar muito bem com coquetéis diversos e refeições completas. Peixes, aves e frutos do mar costumam ser alimentos mais facilmente combinados com bebidas típicas de datas festivas, que possuem a leveza como principal característica. Os doces, principalmente feitos à base de frutas tropicais, também combinam muito bem com espumantes.
Por outro lado, carnes de sabor forte, como as de caça, e os chocolates não são boas pedidas para harmonizar com essa bebida borbulhante, já que sua acidez desvaloriza os sabores mais intensos das receitas. Os espumantes são encontrados em grande variedade no mercado, há opções para combinar com diferentes pratos e gostos. Confira algumas particularidades sobre a bebida e saiba qual a melhor para cada ocasião.
Método de fermentação
O espumante é um vinho que passa por duas fermentações, uma comum a todas as bebidas fermentadas e outra, induzida. No método charmat, a segunda fermentação é feita em tanques pressurizados, sendo que depois de finalizada o líquido é envasado. Já pelo método champenoise e/ou tradicional, a segunda fermentação acontece na garrafa e pode levar um tempo maior para ser concluída. Em termos oficiais, apenas a região francesa de Champagne pode usar a designação de champagne para os espumantes, pois é uma marca que só existe pela combinação de tipos de uvas exclusivos e por esse método específico de produção (champenoise).

Quantidade de açúcar na bebida
Além de os tipos de espumantes dividirem-se em charmat e tradicional, a bebida é classificada de acordo com a quantidade de açúcar acrescida na segunda fermentação. Dessa forma, os espumantes dividem-se em brut, demi-sec e doce (moscatel, asti e prosecco), sendo o primeiro mais seco e menos adocicado e o último, mais açucarado.

Harmonização
O espumante brut, por exemplo, combina com entradas, saladas, grelhados leves e peixes. Já o demi-sec harmoniza com sobremesas, doces e frutas. O prosecco, por sua vez, combina com canapés, aperitivos, saladas, peixes e comida japonesa, sendo comumente servido em festas e celebrações. Já o mais famoso dos espumantes, o champagne, harmoniza muito bem com todos os tipos de queijo e canapés, sendo o grande astro das celebrações de alto padrão!

Agora que você sabe mais, escolha o seu espumante e boas festas!

Você também pode
gostar de:

pessoa organizando a agenda para o fim de ano - Assaí Atacadista

Final de ano chegando: veja como se preparar!

O final de ano chegou! Saiba como preparar sua casa com as dicas do Assaí!

banner nova linha pantene queratina - produtos de beleza - assaí atacadista

Conheça a nova linha Pantene Queratina Preenche & Blinda

Com fórmula Pro-V Miracles com Queratina, essa linha protege os fios e reduz o tão incômodo frizz  

amigas em uma lanchonete sendo servidos por um jovem garçom preto - fidelização de clientes

Fidelização de clientes: 5 maneiras infalíveis

Conquiste novos consumidores com essas supertécnicas do Assaí para fidelização de clientes!