Aracaju e o São João no ritmo do Forró Caju
09/06/2017 - 12h
Considerado o maior arraial a céu aberto, a festa já reuniu mais de 100 mil pessoas em Aracaju
O Nordeste possui grande tradição quando o assunto é Festa Junina. Entre as competições de quadrilhas, as interpretações dos bumba-meu-boi e as apresentações típicas regionais, Aracaju se destaca com a força cultural do forró.
A capital sergipana carrega o título da cidade com o maior arraial a céu aberto do mundo. O festejo, chamado Forró Caju, já reuniu mais de 100 mil pessoas em uma única noite, segundo a Prefeitura de Aracaju. No histórico, carrega edições que já duraram mais de 10 dias de festa.
O Forró Caju acontece desde 1993 na praça de eventos Hilton Lopes, cartão-postal de Aracaju. No local, uma megaestrutura é montada para receber o público. São diversos palcos para shows, camarotes, praça de alimentação e lojinhas de roupas, artesanato e artefatos típicas juninos. As cores vibrantes das bandeirinhas de São João dão um charme característico à comemoração.
O ritmo contagiante do forró, ao som da zabumba, da sanfona e do triângulo, é o responsável por animar todos os visitantes da festa. Nomes como Dominguinhos, Elba Ramalho, Antônio Carlos Du Aracaju, Alceu Valença, Flávio José, Fagner, Geraldo Azevedo, Zé Ramalho e as bandas Falamansa, Aviões do Forró, Saia Rodada e Cavaleiros do Forró já se apresentaram no arraial.
Arraiá do Povo
Além do tradicional Forró Caju, a cidade de Aracaju também produz, durante todo o mês, outras Festas Juninas. O Arraiá do Povo é um exemplo.
O evento, que já está em sua décima edição, acontece em frente à Praia de Atalaia. É também considerado um dos mais importantes eventos juninos do país. O arraial valoriza a essência da cultura nordestina e as tradições juninas. Leva ao público muito forró pé de serra, baião, xaxado e xote.
Este ano o evento acontecerá do dia 22 a 30 de junho, em uma cidade cinematográfica, com estandes de artesanatos, comidas típicas, área de brinquedos infantis, além do palco principal que abriga as atrações do Encontro Nordestino de Cultura.