Aprenda a utilizar o WhatsApp como ferramenta de vendas
12/12/2016 - 09h
Receber fotos do produto no qual está interessado, conversar com o vendedor e trocar informações pelo WhatsApp na hora de decidir a compra têm sido cada vez mais comuns. E não é à toa que isso está acontecendo: no Brasil, mais de 100 milhões de pessoas utilizam o WhatsApp, ou seja, um em cada dois brasileiros usa o aplicativo. Todos os dias, são mais de 42 bilhões de mensagens trocadas por usuários. A facilidade e a rapidez da plataforma fizeram dela um novo instrumento de vendas.
Com a nova demanda, o mercado passou a oferecer cursos voltados para negócios no WhatsApp. Para você não ficar de fora dessa, separamos algumas dicas que podem impulsionar as vendas com o uso do app.
Faça listas de transmissão: o WhatsApp oferece a opção de enviar a mesma mensagem para mais de 250 contatos. Assim, não é preciso fazer os tão famosos grupos, evitando que o cliente sinta-se incomodado.
Foque no conteúdo: para criar engajamento utilize áudios, vídeos e textos. Estude cada cliente para definir a estratégia. Fazer resumos do seu blog e enviar vídeos explicando os produtos são boas opções para manter os clientes por dentro das novidades.
WhatsApp Web: é possível acessar seu WhatsApp em qualquer computador. Essa ferramenta irá lhe ajudar a administrar as suas listas de transmissão e grupos. Para utilizar, é necessário ler com o celular o QR Code no site web.whatsapp.com.
Redes sociais: divulgue por meio do Instagram e do Facebook o contato da loja para que o cliente grave o número do seu celular. Uma estratégia é fazer promoções que chamem o cliente para acessar as redes da loja e também para entrar em contato pelo WhatsApp.
Recompensa digital: muito utilizado para negócios online, o recurso nada mais é do que uma espécie de troca. Você dá uma recompensa ao potencial cliente em troca de dados importantes dele. A recompensa pode ser um e-book, um acesso à área exclusiva de seu site, descontos, entre outros.
Campanha de vendas: investir em um curso de copywriting – a arte de escrever textos persuasivos – pode ser uma boa estratégia. Ter essa característica nos textos de divulgação irá ajudá-lo a vender seu produto ou serviço ao cliente.
Gatilhos mentais: são chamadas assim as técnicas de persuasão que se relacionam com aspectos instintivos, emocionais e sociais presentes em todos os seres humanos. Eles podem ajudar a engajar as pessoas na compra de certos itens.